top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Melgaço: Porta de Lamas de Mouro celebra 20 anos

7 de Maio, 2024

A Porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês de Lamas de Mouro (PNPG), em Melgaço, celebra no dia 15 de maio o seu 20.º aniversário. A data vai ser assinalada numa sessão a ter lugar na Porta Lamas de Mouro e durante a qual será apresentado o projeto “Descubra Melgaço a Palmilhar”, um programa municipal de caminhadas para o ano de 2024, cuja primeira iniciativa, uma caminhada pelo Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro, acontecerá nesse dia.




interior de um museu com quadros de fauna

A Porta de Lamas de Mouro, a primeira das cinco portas de entrada do único Parque Nacional de Portugal, o PNPG, é um local de referência no concelho de Melgaço. Vocacionada para a receção, recreio e informação dos visitantes do Parque, o seu tema central é o Ordenamento do Território, sendo aqui possível visitar uma exposição, permanente, sobre este tema, onde se promovem as especificidades naturais e culturais do território de Melgaço, com especial incidência para a história, organização e ocupação dos solos em Castro Laboreiro. Com três edifícios e diversos espaços ao ar livre, a Porta de Lamas de Mouro tem uma receção, uma oficina temática, um parque de merendas, balneários e, muito próximo, um parque de campismo, sendo um excelente ponto de partida para sair à descoberta da magnífica área protegida.

mulher fotografando um museu

A sessão de comemoração terá início pelas 10h00, no auditório da Porta de Lamas de Mouro. O programa contempla uma retrospetiva dos 20 anos da Porta, apresentação de projetos para este equipamento, da Rede Municipal de Percursos Pedestres e Cicláveis e do projeto “Descubra Melgaço a Palmilhar”.

pessoas reunidas numa sala vendo um mapa interativo

A manhã termina, pelas 12h00, com a realização da primeira caminhada, que será realizada no percurso PR9 MLG “Trilho interpretativo de Lamas de Mouro”.  Um percurso circular, com a distância de 4.4 Km, de dificuldade fácil. "Iniciada a caminhada, os participantes atravessarão uma pequena área florestal, durante a qual poderão apreciar a linha de água do rio Mouro. O percurso desenvolve-se em direção à aldeia de Lamas de Mouro, permitindo uma interpretação não só do património natural envolvente, mas também da tradição cultural associada à vida de montanha. Terão ainda a oportunidade de observar o templo religioso, a pitoresca ponte do Porto-Ribeiro, o antigo Relógio de Sol, o Moinho e o Forno Comunitário. Na última etapa do percurso os participantes terão a possibilidade de apreciar uma paisagem onde se destacarão áreas cobertas por vegetação rasteira, tendo a serra da Peneda como pano de fundo", descreve o Município de Melgaço em comunicado.

 

A caminhada, limitada a 30 pessoas, é de participação livre e de inscrição prévia obrigatória, até 12 de maio, através do preenchimento do formulário disponível aqui. Destinada a pessoas com idade igual ou superior a 14 anos, é recomendado que os participantes da atividade disponham de boa condição física e alguma experiência em caminhadas no meio ambiente de montanha. Cumprindo as regras de segurança, educação e convívio, os participantes poderão levar o seu animal de estimação.


“DESCUBRA MELGAÇO A PALMILHAR” É COMPOSTO POR SETE CAMINHADAS


Melgaço é uma região verdejante, tipicamente minhota, de forte e fértil vegetação. Os recursos naturais como o Rio Minho, o Rio Laboreiro e a natureza envolvente, convidam à realização de atividades desportivas espalhadas por vários locais de rara beleza. Mas são, igualmente, motivos de atração, para além da fauna e da flora, os vestígios históricos presentes ao longo dos percursos (pontes, calçadas romanas e medievais, muros antigos, levadas, etc.), bem como as atividades das populações residentes, com especial destaque para a agricultura, pastorícia, apicultura e atividades relacionadas.

porta de Lamas de Mouro em Melgaço
Porta de Lamas de Mouro em Melgaço

Estas características, únicas, foram o mote para a autarquia melgacense lançar o projeto “Descubra Melgaço A Palmilhar”, promovido mensalmente, entre os meses de maio e outubro de 2024, e composto por sete percursos pedestres.


PROGRAMA:

15 DE MAIO: Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro   

15 DE JUNHO: Trilho do Brandeiro                          

20 DE JULHO: Trilho Castro Laboreiro – Lamas de Mouro

4 DE AGOSTO: Trilho do Vale do Glaciar do Vez (Dia do Brandeiro)                                

14 DE AGOSTO: Trilho Inverneiras de Castro Laboreiro (Festa Castreja)                    

28 DE SETEMBRO: Trilho Vale do Laboreiro 

19 DE OUTUBRO: Trilho Rio Mouro (Encerramento do projeto “Descubra Melgaço a Palmilhar 2024”)

cartaz do Descubra Melgaço a Palmilhar

Todas as caminhadas serão de inscrição obrigatória. Os respetivos links serão divulgados em breve em www.cm-melgaco.pt e nas redes sociais da autarquia.



 

 

0 comentário

Comments


bottom of page