Mercado de Natal de Arcos de Valdevez abriu as portas para a maior edição de sempre | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 1 dia
- 2 min de leitura
16 de dezembro, 2025.
O Mercado de Natal de Arcos de Valdevez abriu hoje as portas para a maior edição de sempre no Campo do Trasladário, transformando a vila num vibrante centro de espírito natalício. Com um número recorde de 36 expositores e artesãos, o evento promete seis dias de intensa animação, reforçando a economia local e celebrando as tradições, conforme sublinhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, durante a inauguração.
O Campo do Trasladário é, de 16 a 21 de dezembro, o palco da mais ambiciosa edição do Mercado de Natal de Arcos de Valdevez. A inauguração, que hoje ocorreu, pelas 18h00, foi marcada por uma notável afluência de público e uma adesão em massa de 36 expositores e artesãos, tornando este evento, a maior montra de produtos e talentos locais já realizada no concelho na época natalícia.

O Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, expressou o seu entusiasmo com o sucesso da iniciativa. "Estou admirado, porque este ano os expositores aderiram em massa e com coisas magníficas para a época natalícia," afirmou o autarca, destacando que a edição de 2025 superou todas as expectativas em termos de participação e qualidade.
Sublinhou ainda o papel do mercado na dinamização económica do concelho. O evento, juntamente com iniciativas que decorrem na Porta do Mezio e a iluminação festiva, contribui para um “movimento fora do normal" em Arcos de Valdevez, atraindo visitantes da região e até da vizinha Galiza. "Nós cada vez temos maior procura e também mais artesãos e mais pessoas na área da doçaria a quererem estar presentes e é um motivo de orgulho estarmos a incentivar a economia local," referiu o presidente, notando o impacto positivo na restauração, alojamento e comércio local.
A programação do mercado estender-se-á por seis dias, oferecendo um leque diversificado de atividades para toda a família, que incluem atuações musicais, teatro, showcookings, workshops e a tão esperada Casinha do Pai Natal para os mais novos.
O autarca aproveitou a ocasião para lançar um desafio aos comerciantes locais para apostarem mais nas suas decorações de montras, contribuindo assim para o ambiente festivo que atrai afluência e valoriza o concelho. Questionado sobre a popularidade crescente da vila, Olegário Gonçalves confirmou que Arcos de Valdevez "tem vindo a estar na moda" e garantiu que o executivo municipal continuará a desenvolver "muitas iniciativas ao longo do próximo ano para que a economia do concelho continue a crescer".
O Presidente da Câmara terminou a entrevista mencionando a recente visita à comunidade portuguesa em Bordeaux, França, onde a representação de Arcos de Valdevez foi recebida com grande apreço. "Os nossos conterrâneos… vêm um pedaço de Arcos de Valdevez com a nossa representação… e quando nós estamos presentes ainda é um motivo maior para eles também gostarem e manterem as nossas tradições e as nossas raízes," concluiu.








