top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Mil alunos de Viana do Castelo envolvidos no "Desafio Super S", que ensina a comer de forma saudável

Esta segunda-feira, a Câmara Municipal de Viana do Castelo celebra o Dia Mundial da Alimentação com um conjunto de iniciativas, que decorrem até final do mês de outubro, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da alimentação na promoção de um estilo de vida saudável.




crianças pequenas à volta da professora

Neste dia, o Município lança ainda a 2ª edição do “Desafio Super S”, que pretende chegar a 1000 estudantes das escolas do primeiro ciclo de ensino básico e jardins de infância da rede pública, incentivando os mais novos ao consumo de refeições 100% vegetais, equilibradas, saborosas e sustentáveis.


"O Município desafia, pelo segundo ano consecutivo, os jardins-de-infância e escolas do 1.º CEB a aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal, a promover lanches saudáveis e sustentáveis e a reduzir o desperdício. Com estes desafios pretende-se despertar, desde cedo, nos mais novos, bons hábitos alimentares e a consciência de que esses hábitos são, também, determinantes para o futuro desta e das próximas gerações", explica a autarquia em nota enviada às redações.


O “Desafio Super S” consiste em três desafios diferentes que podem ser desenvolvidos em conjunto ou separadamente por qualquer professor/educador dos estabelecimentos de ensino do concelho.


O Desafio número 1 diz que “Vamos aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal”, que consiste em escolher um dia por mês para fornecer a refeição do almoço unicamente com alimentos de origem vegetal.


O Desafio número 2 propõe “Vamos promover lanches saudáveis e sustentáveis através do consumo de frutas da época e hortícolas nos lanches!”, que consiste em promover o consumo de frutas da época, nos lanches que os alunos trazem de casa, um dia por semana, e a inclusão de hortícolas nos lanches, também uma vez por semana.


Já o Desafio número 3, “Vamos reduzir o desperdício!”, consiste em adotar, no mínimo, duas medidas de combate ao desperdício de alimentos no refeitório escolar.


Neste dia, os alunos da Escola Básica de Subportela vão receber uma sessão de educação alimentar sobre lanches saudáveis e será ainda promovida uma formação, destinada a Assistentes Operacionais Cozinheiros, sobre “Higiene e boas práticas na manipulação de alimentos – refeitórios escolares”. Serão também promovidas ações de educação para a saúde “Alimentação e Atividade Física e Desportiva”, promovidas no âmbito do Programa Cuida-te + do IPDJ, dirigidas a alunos do 8.º ano da Escola E.B. 2,3 do Monte da Ola e da Escola E.B. 2,3 da Abelheira.


O programa de comemorações integra ainda a sessão de educação para a saúde “Alimentação Saudável – Açúcares”, dirigida aos utentes do Projeto Diabetes em Movimento, promovido pelo Município, em parceria com ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho, com a coordenação da Direção-Geral de Saúde.



Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente por mais de 150 países a 16 de outubro, é uma efeméride criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945, que tem por objetivo gerar a reflexão para a importância da alimentação, com base em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida. O tema deste ano, “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás”, enfatiza a reflexão sobre a necessidade da água para a manutenção da saúde corporal, produção de alimentos e a sua gestão, enquanto recurso finito.




0 comentário

Comments


bottom of page