top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Milhares de galegos e portugueses reviveram o Lanço da Cruz no Rio Minho

Milhares de galegos e portugueses acompanharam o Lanço da Cruz, o tradicional compasso pascal transfronteiriço, nas duas margens do Rio Minho esta segunda-feira de Páscoa.




padres empunhando cruzes da Páscoa em dois barcos repletos de pessoas

Numa nota de imprensa, a autarquia de Valença refere que José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal, participou no evento e declarou que “esta é uma manifestação genuína e única dos povos raianos que queremos ver classificada como Património Imaterial de Portugal. Agradeço aos pescadores, à Comissão de Festas da Senhora da Cabeça, de Cristelo Covo e à Asociación Cultural Lanzo da Cruz, de Sobrado Tomiño pelo entusiasmo e dedicação que depositam nesta festa para que, ano após ano, seja possível a sua concretização”.


"Uma das maiores enchentes de sempre" deu um brilho especial a esta secular tradição pascal, dos pescadores do rio Minho, onde a fé e a devoção misturam o cristianismo com os ancestrais cultos pagãos das águas.


O Cais da Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo, foi o ponto de partida deste compasso pascal fluvial, até meio do rio, onde se encontraram as duas cruzes, com a portuguesa a seguir para Sobrado e a galega para Cristelo Covo, sendo dada a beijar, nas duas margens, aos milhares de visitantes entre os sons das gaitas de foles e o rufar dos bombos.


Os dois padres benzeram as redes, os barcos e os pescadores com votos de boa pesca e de proteção na faina para que o rio não cobre vidas. Uma das embarcações fez um lance de redes que, este ano, proporcionou umas lampreias para o pároco de Cristelo Covo.


No evento participaram, também, a Alcaldesa de Tomiño, o presidente da Assembleia Municipal de Valença, o presidente da União de Freguesias de Arão, Cristelo Covo e Valença, o Vereador Arlindo Sousa, entre outras autoridades.




0 comentário

Комментарии


bottom of page