top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Militares garantem vigilância e proteção da Serra de Santa Luzia até 30 de setembro

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o comandante da Escola dos Serviços da Póvoa de Varzim, Comandante Coronel Coelho dos Santos, assinaram hoje o protocolo que visa promover a operação de vigilância da Serra de Santa Luzia na época de incêndios. A vigilância começou a 15 de junho e irá prolongar-se até 30 de setembro.





homem de fato cinza e militar fardado com camuflado a assinar documentos

A vigilância da Serra de Santa Luzia resulta de uma “parceria institucional com as entidades certas” que começou em 2011.


Assim, militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim estão a promover ações de vigilância e patrulhamento na Serra de Santa Luzia graças a um protocolo de colaboração para a vigilância e patrulhamento da Serra de Santa Luzia durante o período de maior perigosidade de incêndio rural. O protocolo tem como objetivo "assegurar o patrulhamento florestal na serra de Santa Luzia numa perspetiva dissuasora e de vigilância, contribuindo para a redução do número de comportamentos de risco nesta área, assim como para reduzir o tempo de deteção e resposta a incêndios rurais."


"Os militares do Exército percorrem e vigiam diariamente toda a serra de Santa Luzia, em estreita articulação com as entidades que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR)", explica o Município de Viana do Castelo em nota de imprensa.

militar vestido a rigor acompanhando homem de casaco cinza e jeans pela serra

O protocolo está diretamente relacionado com a preocupação que os incêndios rurais representam no território, sendo que estes constituem um dos principais obstáculos à sustentabilidade da floresta e dos ecossistemas que lhe estão associados, provocando a sua degradação e o desequilíbrio no fornecimento de bens e serviços, podendo ainda constituir um perigo para a vida e os bens da população.


Na cerimónia de assinatura, Luís Nobre falou de um momento especial e destacou o "privilégio de ter o Exército em parceria na vigilância do coração do concelho que é a Serra de Santa Luzia". Para o autarca, “a presença efetiva dos militares permite que a prevenção seja de maior proximidade e permite proteger o património nacional e um bem maior que é a proteção do ser humano”.

homem de fato cinza sentado ao lado de militar de camuflado e boina
Luís Nobre - Presidente CM Viana do Castelo e Comandante Coronel Coelho dos Santos - Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim

Já o responsável pela Escola dos Serviços, referiu que o Exército está “ao serviço dos portugueses e do bem-estar da população” e sublinhou que o protocolo hoje assinado é a demonstração de que “o Exército está do lado da solução”.

homem discursando num púlpito para pessoas sentadas e dois homens a uma mesa com bandeiras atrás



0 comentário

Comments


bottom of page