O consistório da Irmandade da Misericórdia de Ponte de Lima recebe na sua sede, no Adro da matriz da sede do concelho, a exposição do aguarelista A. Dantas, que ilustra todos os espécimes da arquitetura fidalga construída durante sete séculos no Vale do Lima. A abertura realiza-se pelas 16h00 deste sábado, 22 de julho. A entrada é livre.
O evento vai contar com a presença do artista e visita guiada às aguarelas com participação do historiador Miguel Ayres de Campos Tovar. O programa volta a repetir-se na tarde de domingo.
Miguel Ayres de Campos Tovar é Doutorado em Arte Medieval pela Universidade de Londres com residência em Ponte de Lima, e publicou há quatro meses uma obra, fruto de trabalho de investigação, intitulada "À descoberta dos solares da Ribeira Lima - Um património entre a continuidade e a reinvenção", na qual explica as origens e traça a evolução arquitetónica da residência senhorial da Ribeira Lima (território geográfico que compreende Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez). Agora, surge um complemento artístico à obra. O aguarelista A. Dantas veio do Porto com a sua paleta e cores reproduzir todos esses espécimes da arquitetura fidalga construída durante sete séculos no Vale do Lima.
A. Dantas tem ligação a Arcos de Valdevez, onde foi autor de ilustrações para duas obras sobre o concelho. Trata-se da sua colaboração para A Aventura de Himalaya, sacerdote cientista falecido em 1933 com sucesso nos EUA, e Ermelo: O Caminho de S. Bento, trabalhos a cores para essas edições.
Capa: Aguarela de A.Dantas retratando a Casa da Coutada - Arcos de Valdevez.
Comments