Durante o ano, a população local semeou as batatas e as couves galegas e criou 15 porcos, 250 galinhas e 3 vacas da raça barrosã, que cresceram em liberdade na Serra de Anta. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, o Cozido à Portuguesa, servido no “O Campo em Festa”, é confecionado com estes produtos sustentáveis e biológicos.
Marcada para os dias 3 e 4 de fevereiro, a II edição de “O Campo em Festa”, evento organizado pela União de Freguesias de Anhões e Luzio, com apoio da Câmara Municipal de Monção, a decorrer no recinto do Senhor do Bonfim, apresenta uma especialidade única da gastronomia tradicional, cozido à portuguesa, e animação musical para todos os gostos.
A primeira edição teve lugar em 2020, tendo passado pelo evento mais de 4000 visitantes. Neste regresso após quatro anos de ausência forçada, a organização espera superar esse número. Com acesso gratuito, está pronta para receber milhares de pessoas, durante um fim de semana diferente e bem passado em família e com amigos.
Nestes dois dias, a organização disponibiliza uma carpa aquecida de 2500 metros quadrados, com capacidade para mais de 1300 lugares sentados. O espaço coberto conta, ainda, com cerca de 20 expositores para promoção e comercialização de produtos locais e regionais.
Em termos de animação, o programa reserva momentos de forte apego à tradição rural com atuações de grupos de bombos, concertinas, gaitas, rusgas, charangas e cantares ao desafio. A abertura oficial está marcada para as 10h30 com saudação de boas-vindas e animação com os “Cantares das Mulheres da Serra da Anta”.
PARTICIPAÇÃO ATIVA DA POPULAÇÃO DE ANHÕES E LUZIO
O segredo do sucesso da I edição de “O Campo em Festa” deve-se à hospitalidade local e à qualidade dos produtos servidos no certame. Em Anhões e Luzio, freguesias das terras altas do concelho de Monção, a população conserva a tradição, respeita os costumes e confeciona genuínos sabores do campo.
O evento está associado à iniciativa “Produzir em modo biológico”, a qual conta com a intervenção ativa e participativa da comunidade de Anhões e Luzio, de forma a valorizar uma agricultura biológica e sustentável, proporcionando aos visitantes de “O Campo em Festa” uma alimentação saudável e nutritiva.
A iniciativa arrancou antes do verão quando a comunidade local começou a plantar vários campos de couve galega e batata, a produzir fumeiros e enchidos, segundo processos tradicionais, e a criar 250 galinhas, 15 porcos e 3 vacas da raça barrosã, que cresceram em liberdade na Serra de Anta, com alimentação natural.
Os produtos produzidos ao longo de mais de meio ano pelos habitantes locais serão confecionados e degustados na segunda edição do certame “O Campo em Festa”, proporcionando aos amantes da gastronomia tradicional um Cozido à Portuguesa com autênticos sabores do campo.
Estes resultam do envolvimento e esforço dos homens e mulheres das freguesias de Anhões e Luzio que, com total dedicação, estão a contribuir para a realização de um evento sustentável e saudável, apresentando um “Cozido à Portuguesa” de sabor inigualável, com legumes suculentos e carnes frescas e tenras.
O desejo da organização em fazer a diferença, valorizando o local em detrimento do global, procura, também, a transmissão de uma mensagem muito clara às gerações atuais e futuras: a preservação da tradição e a valorização dos recursos naturais é um contributo essencial para uma alimentação equilibrada e para a defesa do planeta.
Comments