top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Monção: "Monção Deixa Marca" distinguido como o melhor filme de turismo do mundo

O filme “Monção Deixa Marca”, criado, realizado e produzido pelo cineasta Leonel Vieira, no âmbito da nova identidade do Município de Monção, da autoria da agência de comunicação Marka Branka, foi distinguido como o melhor filme de turismo do mundo, deu hoje nota o Município monçanense.




quatro homens segurando um documento e um abanico, sorrindo para a forografia

A distinção teve lugar, esta quinta-feira, em Kyoto, no Japan World's Tourism Video Festival, célebre por entregar os Óscares do Turismo aos melhores filmes da especialidade.

António Barbosa e João Oliveira, bem como Leonel Vieira, estiveram presentes na cerimónia de atribuição dos prémios. Um momento inesquecível, refere o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, que representa “uma grande conquista para Monção” e “um motivo de enorme orgulho para todos os monçanenses”.

O autarca referiu: “Quando ouvimos o nosso nome naquele palco multicultural, com representantes de vários países e continentes, não contivemos a alegria. Foi uma emoção muito grande que, desde aqui, partilho com todos os monçanenses”.

Convicto das repercussões positivas deste prémio, António Barbosa acrescentou: “Esta distinção é o reconhecimento internacional da nossa gente, da nossa história, da nossa cultura e do nosso património construído e imaterial. A sua visibilidade a nível mundial constitui uma vantagem competitiva, sem precedentes, na valorização turística do nosso território”.

O Japan World's Tourism Video Festival (JWTFF) faz parte do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), certificado pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), tendo como objetivo a promoção dos melhores filmes de turismo produzidos em todo o mundo.


APRESENTAÇÃO “MONÇÃO DEIXA MARCA”

Com perto de 5 milhões de visualizações no Youtube e no Facebook, o filme “Monção Deixa Marca”, englobado na nova identidade municipal, foi apresentado no Cine Teatro João Verde, no dia 24 de março de 2022, e no Restaurante “Solar dos Presuntos”, em Lisboa, no dia 31 de março de 2022.

Na apresentação na capital portuguesa, esteve presente a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, vários monçanenses a residir em Lisboa e um número significativo de personalidades ligadas ao mundo do espetáculo, desporto e política.

Na altura, António Barbosa, com a paixão que o caracteriza, quando fala, defende e promove Monção, disse aos presentes que “a nova imagem pretende posicionar o nosso território como uma marca global”, partindo de “uma comunicação uniforme e abrangente, com base numa linguagem apelativa e imagens atrativas, feitas a partir dos nossos sonhos, emoções e histórias”.

Em síntese, acrescentou: “Monção Deixa Marca“ é o nosso património, a nossa cultura, as nossas tradições, os nossos lugares e paisagens, mas também os nossos sonhos, emoções, objetivos, desejos e aspirações. Aqui, cabem todas as nossas potencialidades, cabem todos os monçanenses”.

FILME SOMA VÁRIOS PRÉMIOS

A imagem gráfica e visual “Monção Deixa Marca” foi acolhida com extraordinária recetividade pelo público e especialistas em comunicação, tendo recebido, em menos de um ano, vários prémios e comentários elogiosos. Mário Augusto, crítico cinematográfico, considerou-a “uma revelação brilhante e cativante da essência e alma do território”.

Em abril, foi distinguido nos Prémios Lusófonos da Criatividade, nas categorias de Design-Rebranding e Digital – Filme para Web. Em outubro, no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, recebeu prémios em três categorias: documentário curto, hospitalidade e lugares da história.

"Este reconhecimento em dois dos maiores festivais realizados em Portugal, trampolim para a visibilidade mundial conquistada no Japão, evidencia a qualidade da identidade gráfica e visual do Município de Monção", assinalando, também, "a atratividade crescente do nosso concelho como um destino de excelência, onde os visitantes levam memórias que perduram no tempo."




0 comentário

Comments


bottom of page