top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Monção junta rali e lampreia, no fim de semana de 25 e 26 de fevereiro

Em colaboração com várias entidades, o Município de Monção promove o fim de semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho, nos dias 25 e 26 deste mês. O ponto alto do programa será a realização do XLIV Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel no centro histórico da vila raiana.




O fim de semana gastronómico dedicado à lampreia, cujo ponto alto é o XLIV Rali à Lampreia, tem como objetivo "a divulgação deste prato singular com tradição no concelho, a dinamização do setor hoteleiro em época baixa e a promoção dos nossos recursos patrimoniais e naturais.", explica o Município de Monção em nota de imprensa.

Com a presença previsível de meia centena de participantes de Portugal e Espanha, "a edição deste ano, com organização do Parallel Velocity Club, está a suscitar bastante interesse. Após dois anos com as “máquinas” nas boxes, o saudosismo é muito, prevendo-se muito entusiasmo e emoção.", antecipa o município monçanense.


A primeira prova complementar realiza-se na noite de sábado, 25 de fevereiro, pelas 21h30, continuando, no domingo, 26 de fevereiro, com mais duas provas complementares: uma de manhã, pelas 10h30, e outra à tarde, pelas 15h30. A entrega de prémios realiza-se ao final da tarde, pelas 18h00, no Museu do Alvarinho.

prova noturna com carros clássico amarelo e multidão a observar, atenta

"A segurança é prioritária neste género de provas desportivas. Atenta a essa circunstância, a autarquia tem vindo a melhorar os índices de proteção, procedendo, nesse sentido, à colocação de vaias em cimento armado e à instalação de bancadas em vários pontos do percurso, facilitando uma melhor visibilidade ao público presente.", destaca o município.

carro com luzes verdes, em circuito fechado, de noite, com piloto a conduzir e público a assistir

IV ENCONTRO DE CLÁSSICOS DA LAMPREIA | 25 FEVEREIRO | A PARTIR DAS 08H00


Com organização da Associação “Buraca da Moura”, o IV Encontro de Clássicos da Lampreia constitui uma oportunidade única para juntar, em apenas um dia, a beleza da paisagem fluvial e montanhosa, um património construído de eleição e uma gastronomia com tradição.

carros clássicos, de cores azul, amarelo, laranja, vermelho, estacionados em Monção

Depois de passagem por locais emblemáticos e degustação de uma lampreia deliciosa, a chegada dos participantes está prevista para o final da tarde, ficando todos os carros clássicos expostos no centro da Praça Deu-la-Deu. O secretariado abre às 08h00, no Museu do Alvarinho, com o passeio a iniciar-se uma hora depois.


VI RALI GASTRONÓMICO | 25 FEVEREIRO | 15H00-20H00


O rali gastronómico consiste num circuito pelos cinco bares aderentes Chacal Bar, Baluarte Bar, República Lounge Bar, Oh My God Club e Caldas, Restaurante Bar, onde cada um deles vai apresentar um acepipe de lampreia, confecionado pelo Chef Rui Ribeiro.

Cada participante tem acesso a um passaporte, que deve carimbar à passagem em cada bar, de forma a comprovar a prova de acepipe de lampreia e o consumo de Alvarinho da Região de Monção e Melgaço. O preço por copo de Alvarinho nos bares aderentes é 2,50 euros.

O percurso pelos bares é feito em comboio turístico, com saída da antiga estação da CP, pelas 15h00, acompanhado pela Charanga “Bando das Gaitas”. Os participantes que concluírem o VI Rali Gastronómico (cinco carimbos no passaporte), recebem como oferta um lanyard “Marca Monção”.

comboio vermelho a circular pelas ruas de Monção

17 Restaurantes participantes


Neste fim de semana, 17 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa automobilística, apresentando, nos respetivos cardápios, diversas formas de confecionar este afamado ciclóstomo, uma verdadeira paixão para os amantes da boa gastronomia.

arroz de lampreia em prato branco e com um ramo de salsa verde
Arroz de Lampreia

Os restaurantes aderentes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho e dos produtos vínicos do concelho. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de preparar a lampreia.

pedaços de lampreia cozinhada num tabuleiro
Lampreia assada

Este repasto tradicional, confecionado com recurso a segredos culinários do passado, é acompanhado pelos produtos vínicos da região de Monção e Melgaço, tais como, o aromático e elegante Alvarinho, e pela saborosa doçaria tradicional, entre estas, as Roscas de Monção, distinguidas como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.


"Este acontecimento automobilístico e gastronómico promete encher as ruas do centro histórico da localidade e fazer as delícias dos participantes que têm a possibilidade de articular a aventura da perícia automóvel com o prazer de degustar uma saborosa lampreia do rio Minho.", remata o município.

carro vermelho a circular em circuito fechado, com público a assistir, ao final da tarde, num largo em Monção











0 comentário

Comments


bottom of page