top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Monção: Mural do Centro Coordenador de Transportes celebra arte, diversidade cultural e diálogo

Não sendo possível realizar-se no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado a 21 de maio, devido às condições atmosféricas adversas, o mural do Centro Coordenador de Transportes “nasceu” na semana passada. Pretende celebrar a arte sem fronteiras, a diversidade cultural e o diálogo entre povos.





pessoas de várias nacionalidade sentadas juntas nas escadas junto a um mural colorido

Com apoio do Município de Monção, o mural foi executado por imigrantes de várias nacionalidades, retratando um conjunto de palavras coloridas associadas ao acolhimento da comunidade emigrante naquela terra. A negrito, a palavra “obrigado” em vários idiomas.

pessoas de várias idades e nacionalidades a pintar um mural

"Este trabalho, feito a várias mãos, com distintas idades, numa simbiose perfeita entre a arte e a convivência, traduz a nossa forma de darmos as boas-vindas a todos os emigrantes, de diferentes latitudes e geografias, que procuram Monção para trabalhar e residir", salienta o Município de Monção em nota enviada às redações.

mural com várias palavras coloridas

O local escolhido, no Centro Coordenador de Transportes, explica a autarquia, "deve-se ao fato de ser um espaço em constante movimento, palco de encontros e despedidas, testemunha de abraços e lágrimas, onde as chegadas coincidem com as partidas e a palavra saudade bate forte, como o trovejar antes da chuva."

Reflete, também, a celebração da arte sem fronteiras, a diversidade cultural e o diálogo entre povos. "Procura, igualmente, transmitir a compreensão e o respeito mútuo, bem como cimentar os laços de união que unem os monçanenses e todas as pessoas que, vindas do exterior, fazem parte da nossa vida coletiva", conclui.

pessoas de várias nacionalidades a pintar um mural com várias palavras coloridas




0 comentário

Comments


bottom of page