top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Monção presente na apresentação pública do Atlas dos Municípios Saudáveis

A apresentação pública do Atlas dos Municípios Saudáveis, desenvolvido no âmbito da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS), realizou-se no dia 29 de setembro, no Fórum Cultural do Seixal. O Município de Monção, que integra esta rede, esteve representado pela Vereadora Daniela Fernandes.




mulher de macacão junto a um mupi da Rede Portuguesa Municípios Saudáveis

O Atlas dos Municípios Saudáveis é uma plataforma web de acesso público, assente em sistemas de informação geográfica, que caracteriza os municípios da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS), num conjunto alargado de dimensões e indicadores de saúde.

A sua criação resultou de um trabalho de pesquisa do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), da Universidade de Coimbra, visando o "desenvolvimento de um instrumento capaz de informar o poder político e os municípios, com o objetivo de possibilitar a concretização de lugares e pessoas mais saudáveis."


Esta ferramenta digital tem como principais objetivos projetar a RPMS, a nível nacional e internacional, como um agente catalisador do Projeto das Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS), constituindo-se, também, como uma plataforma de conhecimento e divulgação de boas práticas em políticas, medidas e ações que promovam a saúde dos cidadãos.

Permite, ainda, avaliar a saúde da população em 9 dimensões, nomeadamente, mortalidade, morbilidade, cuidados de saúde, estilos de vida e comportamentos, educação, ambiente económico e social, ambiente físico, ambiente construído e segurança, que se desagregam em 94 indicadores (54 indicadores prioritários e 40 indicadores complementares).

A plataforma inclui mais de 650 projetos e ações desenvolvidas pelas autarquias que, direta ou indiretamente, contribuem para a melhoria da saúde local. Pretende, igualmente, fornecer um quadro integrado, multidimensional e sistematizado da saúde da população, visando apoiar a elaboração do Perfil de Saúde Municipal.

Consciente da importância em investir na saúde da população local, o Município de Monção é membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS), desde fevereiro de 2018. No total, aquele organismo engloba 69 municípios de Portugal Continental e Ilhas.





0 comentário

Bình luận


bottom of page