top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Monção sem Fronteiras promoveu encontro entre alunos dos dois lados do rio Minho

11 de Junho, 2024

No âmbito do programa “Escolas de Fronteira”, realizou-se, na quinta-feira, um encontro entre as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas de Monção, e o Coléxio Público Infante Felipe de Borbón, de Salvaterra de Miño, localidade vizinha e amiga, “separada” pelo rio Minho.



crianças reunidas ao ar livre

Numa área verdejante e sombreada do Parque Desportivo Municipal, junto ao Complexo de Piscinas e Balneário Termal, participaram cerca de 450 alunos das duas localidades, acompanhados pelos professores e auxiliares.

 

Divididas em vários grupos, as crianças “puxaram” pelo equilíbrio e rapidez nos jogos do ovo, lencinho, macaquinho do chinês, e telefone avariado. "Foram momentos felizes, feitos com o sorriso maroto e a traquinice própria da idade", relata o Município de Monção em nota enviada às redações.

crianças num jogo ao ar livre

Com bonés e t-shirts alusivas aos seus heróis e clubes, as crianças saltaram, cantaram, aplaudiram e fizeram amigos do outro lado da ponte sobre o rio Minho. Por aqui, é vista e sentida como mais uma rua que, desde 1995, liga as duas localidades raianas.

crianças de boné ouvindo a professora

"Uma manhã superdivertida" que contou com a presença das responsáveis da pasta da educação nos municípios de Monção e Salvaterra de Miño, nomeadamente, Daniela Fernandes e Lorena Soto. Marcado pelo convívio e brincadeira, o encontro focou-se na linha orientadora do programa: promoção da multiculturalidade e o plurilinguismo.

autarcas dos dois lados do rio


0 comentário

Comments


bottom of page