Montalegre comemora os 50 anos do 25 de Abril | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Montalegre comemora os 50 anos do 25 de Abril

O Município de Montalegre está a comemorar os 50 anos do 25 de Abril desde o início do corrente mês, com exposições, sugestões de leitura, cinema, oficinas e demais iniciativas a decorrer, em vários espaços do concelho.




banda de música a tocar junto a um cravo vermelho gigante

Assim, de abril a junho, na Biblioteca Municipal decorre "Educação 50 anos Volvidos. ONTEM E HOJE!". Já no Ecomuseu de Barroso, Centro Interpretativo das Minas da Borralha está patente, de 1 a 30 de abril, a exposição "50 anos de Abril" - Fernando Carvalho Giesteira. De 1 a 25 de abril, sugestão de leitura "Biblioteca da Censura" 25 obras, no Auditório da Biblioteca Municipal.


A 17 de abril é possível visitar "Memórias" no átrio da Câmara Municipal, e às 17h30 é apresentado "O Botequim da Liberdade" de Fernando Dacosta na Casa do Conhecimento de Montalegre - Auditório da Biblioteca Municipal.


No dia 20 de abril, às 15h00, tarde de cinema com exibição do filme "Capitães de Abril" de Maria de Medeiros, no Auditório do Ecomuseu de Barroso, Casa do Capitão, em Salto.


No domingo, 21 de abril, às 15h00, decorre uma oficina "50 anos - 50 cravos", no Ecomuseu de Barroso, Espaço Padre Fontes, em Montalegre.

programa das comemorações

No dia 23 de abril, às 16h00, inauguração da exposição "25 de Abril, 50 anos, 50 dias", no Ecomuseu de Barroso, Casa do Capitão - Salto. Neste mesmo dia, às 21h00, Noite dos livros censurados, no auditório da Biblioteca Municipal.


No dia 24, às 19h30, Sarau pela Escola Bento da Cruz, no Auditório Municipal; às 21h30, Tertúlia "50 anos a celebrar Abril", no Auditório Municipal, onde será prestada homenagem ao Professor José Lucas, a Fernando Carvalho Giesteira e a Manuel Damas Alves. "O Antes e o Depois" - Carlos Magno, "A Liberdade Conquista-se" - José Milhazes, e "A Mulher" - Fátima Fernandes.


No dia 25 de Abril, o dia das celebrações vai ter início com o Hastear da Bandeira com Guarda de Honra pelos Bombeiros de Montalegre e Salto, e Banda Musical de Parafita. Segue-se Sessão Solene da Assembleia Municipal no Salão Nobre; homenagem aos militares e colocação de coroa de flores no monumento do soldado português. Às 11h30, Corrida da Liberdade/Caminhada com concentração na Praça do Município. Às 13h00, Almoço Comunitário no Pavilhão Multiusos. Depois, às 15h00, têm lugar atividades lúdico-desportivas na Praça do Município e, às 16h00, Chega de Bois no Campo de Chegas do Senhor da Piedade. O dia da efeméride termina pelas 21h30 com Concerto - Músicas de Abril, pelas vozes de Sofia Escobar e FF com Banda Musical de Parafita. O concerto acontece no Pavilhão Desportivo.


Foto: © Município de Montalegre, por ocasião dos 49 anos do 25 de Abril.





0 comentário
bottom of page