top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Montalegre: Padre Fontes vai ser reconhecido como Embaixador do Alto Tâmega e Barroso

No próximo dia 27 de março, o Padre Fontes vai ser distinguido com o título de Embaixador do Alto Tâmega e Barroso. Depois do selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, e da Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) vai distinguir agora o Padre Fontes.





cara de homem idoso em pormenor, usando chapéu

Este é o terceiro título que a CIMAT atribuiu a cidadãos ou entidades que se destaquem pelo percurso de excelência. A cerimónia acontece no Casino de Pedras Salgadas – Vila Pouca de Aguiar, integrada no ''Fórum Turismo, Sustentabilidade e Crescimento do Interior''.


A rede de "Embaixadores do Alto Tâmega e Barroso" tem como objetivo "reconhecer o valor de cidadãos/entidades oriundos do território que nas mais variadas áreas de atividade têm tido um percurso de excelência, mantendo o orgulho nas suas origens e tendo como princípios a humildade e a capacidade de superação."


Todo o percurso de vida do Padre Fontes se alinha com este propósito destacando a sua resiliência, pois, "apesar da sua condição de saúde se ter agravado ao longo dos últimos anos, e da idade já avançada, aceitou a doença, não deixando que o diagnóstico seja um fator limitador para o seu contributo no crescimento e reconhecimento da região.", salienta o Município de Montalegre em nota de imprensa. "Apesar de ser uma figura muito associada ao concelho de Montalegre, todo o trabalho desenvolvido nas diversas temáticas e, em específico, na vertente turística, tem permitido dar visibilidade e reconhecimento, não só a este município, como aos demais pertencentes ao território do Alto Tâmega e Barroso. Assim sendo dado o contributo deste para o desenvolvimento turístico de toda a região, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) irá distinguir o Padre Fontes enquanto Embaixador do Alto Tâmega e Barroso, tornando-se assim no terceiro a integrar esta rede.", remata.


A Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fátima Fernandes, que propôs a distinção a fazer ao Padre Fontes, afirma que das várias homenagens que o Município de Montalegre já rendeu, "esta é aquela que mais significado até pode ter, porque o Padre Fontes representa toda uma região". O Padre Fontes "não representa só Montalegre; representa também o Barroso, o distrito e, em última análise, representa Portugal", declarou a autarca.


Fátima Fernandes disse que esta distinção "deixa todos os barrosões cheios de orgulho" por "ter assim uma figura maior". A Presidente da Autarquia reconhece que "efetivamente foi o Padre Fontes que pôs o Barroso no mapa, exatamente porque tem este espírito pioneiro, visionário, de entrega total, de dedicação, de paixão pela sua terra e pelas suas gentes, e essa paizão pode-se verificar ao longo de todos estes anos de existência de todo o seu percurso". "A postura e a participação cívica, como pároco, como amante das artes, da etnografia... aquilo que deixa de mais importante é a informação que nos é muito útil, para conhecermos melhor a nossa terra; para nos conhecermos melhor uns aos outros, mas sobretudo, ser incansável e dar a conhecer para fora todo o nosso património material e imaterial", considerou Fátima Fernandes. A autarca concluiu, dizendo: "O Padre Fontes é Barroso. Por via dele, todo o país conhece o Barroso porque conhece o Padre Fontes e também no estrangeiro conhecem-nos porque ele teve a generosidade de sair e dar a conhecer aquilo que nós somos. Bem-haja, Padre Fontes por isso. É o nosso embaixador e isso enche-nos a todos de muito orgulho".




0 comentário

コメント


bottom of page