Monção celebra Feriado Municipal a 12 de março | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Monção celebra Feriado Municipal a 12 de março

A comemoração da Carta do Foral, outorgada pelo Rei D. Afonso III, a 12 de março de 1261, representa a afirmação da identidade monçanense e dos valores históricos, bem como a valorização das tradições e do património cultural das suas gentes. No dia do Feriado Municipal, serão distinguidos vários cidadãos e empresas de Monção.



ilustração com casas e símbolos de Monção

"Neste dia, o povo veste-se de orgulho e vaidade, trazendo ao peito, em forma de ornamento, a força da sua identidade, a destreza da sua coragem e a simpatia da sua hospitalidade. Neste dia, celebramos um povo único. Neste dia, celebramos Monção", refere o Município em nota de imprensa.


O programa inicia-se às 11h00 com saudação da Banda Musical de Monção, no Largo da Alfândega, continuando, no auditório do Cine Teatro João Verde, com um momento musical protagonizado por “Flor da Pele - Folk Band” e cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações.


Este ano, o Município de Monção distingue com o Título de Mérito Desportivo (Medalha de Prata) o atleta Steeve Barros Gameiro, monçanense a residir em França, que se sagrou campeão do mundo de Supino Equipado M1, no World Powerlifting Championship 2023, em Manchester, com o levantamento de uma barra de ferro de 315 quilogramas.

 

Com o Título de Instituição de Mérito (Medalha de Prata) será distinguido o estabelecimento comercial “Pomar Terra Nova” "pelo relevante serviço prestado à comunidade no âmbito do comércio tradicional." Aberto em 1948 pelos pais do atual proprietário, Custódio Teixeira, assinalou, no último ano, 75 anos de existência.


A cerimónia, onde serão reconhecidas as empresas monçanenses distinguidas como Líder 2022, estatuto atribuído pelo IAPMEI, engloba, ainda, a entrega de votos de louvor ao Maestro José Vicente Simeó Mañez, pelas duas décadas à frente da Banda Musical de Monção, e a Renato Rocha, pela conquista do prémio “Melhor Obra 2023”, com o livro “Renascer”, num evento promovido pela Editora Cordel d'Prata.



0 comentário
bottom of page