Monção celebra o S. Martinho no domingo
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Monção celebra o S. Martinho no domingo


Todos os anos, no dia 11 de novembro, celebra-se o S. Martinho. À semelhança de outras localidades no país, Monção comemora a data com a realização de magustos em várias freguesias do concelho que decorrerão no domingo, dia 13 de novembro.

Em Parada, a celebração de S. Martinho é acompanhada pela realização da tradicional feira do gado, com prémios para os melhores exemplares.

Neste dia festivo, "perspetiva-se muita animação popular com bombos, concertinas e cantares ao desafio. Os recintos prometem encher-se de pessoas para saborearem uma castanha e beberem um copo de vinho tinto.", refere o Município, em forma de convite. E, como é habitual, o astro-rei vai espreitar, cumprindo o chamado “Verão de S. Martinho”.

A lenda reza assim:

“Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e, sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes.

Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou a viagem. Nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias”.

Um pregão popular no dia de S. Martinho é: No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.




0 comentário
bottom of page