Monção: Festa em Honra à Virgem das Dores, de 17 a 21 de agosto | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Monção: Festa em Honra à Virgem das Dores, de 17 a 21 de agosto

As festividades em honra à Virgem das Dores acontece na sede do concelho e junta milhares de pessoas em cinco dias de animação. Um momento de reencontro de muitos emigrantes que, neste mês, passam um merecido descanso na sua terra natal.


Cartaz do evento com imagem da santa e bandas

A par das celebrações religiosas, participadas com veneração na imagem de Nossa Senhora das Dores, a festa engloba momentos de alegria e convivência, onde não faltam os agrupamentos musicais locais, nem os nomes sonantes do panorama musical: “Kubo”, grupo de baile de Espanha, e “Calema”, dupla africana de enorme sucesso.


Assim, esta quinta-feira, 17 de agosto, inicia com alvorada, às 8h00 anunciando o primeiro dia de festividades. Às 9h00, as ruas de Monção são animadas pelo Grupo de Bombos Zés Pereira Quinta do Encanto Lamego. Da parte da tarde, às 19h00, acontece tríduo em honra à Virgem das Dores, na Igreja da Misericórdia. Depois, às 20h30, tem lugar o Desfile de Folclore pelas ruas de Monção, momento que vai contar com: I Grupo de Danças e Cantares de Mazedo, II Grupo Folclórico "Os Amigos de Longos Vales", III Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe, IV Grupo Folclórico São Mamede de Troviscoso, V Grupo Folclórico Estrela dos Vales, VI Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, VII Rancho Folclórico "Os Moleirinhos do Gadanha", VIII Grupo Folclórico de Pinheiros, IX Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira. Às 21h00, destaque para o Festival de Folclore no Palco Deu-la-Deu. Às 00h00, atuam Paralelos no Palco Deu-la-Deu, e a noite fecha com animação de DJ Di Oliver, no Palco Danaide.

cartaz do dia 17

Na sexta-feira, 18 de agosto, o dia inicia com alvorada às 8h00, e às 9h00, Grupo de Bombos Amigos S. Pedro animam as ruas de Monção. O tríduo em honra à Virgem das Dores, na Igreja da Misericórdia, volta a acontecer às 19h00. Segue-se, às 20h30, música ao vivo com Lucas e Joana Duque, no Palco Emigrante. Às 22h00, Thema Solus no Palco Deu-la-Deu. À meia-noite, Steven Rod, Ricardo Ribeiro & Mc Blackpuma, animam o segundo dia de festividades, que vai contar com animação especial no Palco Danaide.

cartaz do dia 18

Já no sábado, destaque para Meio-Dia de Fogo, às 13h00, e às 14h00, entrada da Banda Musical de Monção e Banda Musical de Arcos de Valdevez, que atuarão no Palco Deu-la-Deu às 16h00. Este dia conta ainda com animação infantil no Parque Os Coquinhas e Caldas. À noite, rusgas de Moreira no Palco Emigrante, pelas 20h30, e às 22h00, Magnífico Concerto das Bandas: Banda Musical de Monção e Banda Musical de Arcos de Valdevez, no Palco Deu-la-Deu. À 00h30, grandiosa sessão de fogo de artifício, promovida pela Pirotécnica de Barbeita. À 01h00, Grupo América de Vigo no Palco Deu-la-Deu, e DJ Charlie no Palco Danaide anima noite dentro pelas 03h30.

cartaz do dia 19

No domingo, destaque para a Missa Solene em Honra da Virgem das Dores, às 11h30 na Igreja da Misericórdia, e às 18h00, Majestosa Procissão Solene em Honra à Virgem das Dores. A Banda Musical de Monção e Banda de Tangil farão parte da animação, assim como a Orquestra La Dimensión (Palco Danaide | 22h00), os Calema são o grande destaque para domingo, atuando no Palco Deu-la-Deu, à meia-noite. Pedro Pagodes anima a noite, a partir das 02h30 no Palco Danaide.

cartaz do dia 20

No último dia de festividades, 21 de agosto, destaque para a Missa em Honra à Virgem das Dores em Homenagem aos Emigrantes, às 11h00, na Igreja da Misericórdia, seguida de Procissão Solene em Honra do Emigrante, ao meio-dia. À tarde, pelas 16h00, Rui Afonso atua no Palco Emigrante. Depois, às 18h00, tem lugar o Troféu Monsenhor Marques de Oliveira - Jogo de Apresentação oficial do Desportivo de Monção (2023/2024), no Estádio Manuel Lima. Às 22h00, Delfim Júnior e Ympério Show atuam no Palco Danaide. Às 23h30, o grupo de baile espanhol Kubo atua no Palco Deu-la-Deu; à 01h00, sessão de fogo de artifício com agradecimento aos patrocinadores, e às 03h30 DJ Morat anima a noite no Palco Danaide, encerrando, assim, as festividades.

cartaz do dia 21




0 comentário
bottom of page