Monção renova sinalética urbana para modernizar o centro histórico | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 2 dias
- 2 min de leitura
09 de janeiro, 2026.
A Câmara Municipal de Monção iniciou a instalação de uma nova rede de sinalética urbana que abrange o núcleo medieval e os principais acessos à vila. Este projeto procura uniformizar a informação visual e reforçar a imagem de modernidade do concelho através de um investimento que ronda os 78 mil euros. A intervenção decorre em paralelo com a requalificação do espaço público, focando-se na atualização e otimização dos dados disponibilizados a residentes e visitantes que procuram a sinalética urbana em Monção.
Os trabalhos foram adjudicados à empresa Bricantel, Lda por um custo global de 77.845,34 €. A operação divide-se geograficamente entre o núcleo urbano, o centro histórico e a zona envolvente que inclui os acessos rodoviários, progredindo de forma que, à medida que os novos suportes informativos são colocados, as equipas municipais procedam à recolha imediata das estruturas antigas, garantindo a fluidez estética do espaço.
Reorganização do espaço pedonal e turístico
No Núcleo Medieval, onde a circulação é essencialmente pedonal, a nova sinalização identifica as sete entradas principais da área histórica com a colocação de elementos informativos no início de cada artéria, visando a orientação de quem visita a vila e permitindo um percurso mais intuitivo pelos pontos de referência patrimoniais. Esta lógica estende-se ao Centro Histórico e Envolvente, onde se regista o maior volume de novos elementos, na qual, a autarquia substituiu a sinalização antiga por novos pontos de visitação focados em locais de interesse turístico e serviços municipais.

A mobilidade rodoviária também foi alvo de melhorias significativas através da sinalização colocada nos acessos ao centro urbano, sistema que visa orientar o trânsito proveniente da EN 101, da EN 202 e da Ponte Internacional que liga Monção a Salvaterra de Miño. De igual modo, a nova rede garante que os automobilistas recebam informações claras sobre as diversas direções à saída do centro da vila.
Foco na vanguarda e homogeneidade
O Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, sublinha que “esta intervenção é parte integrante de um plano estruturado de requalificação urbanística e pretende transmitir um conceito de vanguarda e homogeneidade informativa, potenciando a capacidade de atração de visitantes do município.”
Esta atualização do mobiliário informativo municipal “(…) encerra uma fase de modernização das infraestruturas de apoio ao visitante, alinhando Monção com as normas europeias de sinalização turística e urbana. A intervenção técnica privilegia a durabilidade dos materiais e a clareza da leitura, elementos considerados essenciais para a gestão da mobilidade num centro urbano com características medievais e elevado fluxo de visitantes.”, pode ainda ler-se na nota de imprensa divulgada pelo município.








