Monção: requalificados 45,5 Km de caminhos florestais após limpeza da rede viária | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Monção: requalificados 45,5 Km de caminhos florestais após limpeza da rede viária

No âmbito de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Monção, realizaram-se trabalhos de limpeza da rede viária florestal em diferentes áreas geográficas do concelho. Entre janeiro e junho, foram requalificados 45,5 quilómetros de caminhos florestais que, devido à vegetação, se encontravam intransitáveis.




máquina de rasto amarela da marca KOMATSU a limpar um caminho

Os trabalhos de limpeza dos caminhos decorreram nas freguesias de Abedim, Longos Vales, Merufe, Podame, Portela, Segude, Riba de Mouro, Tangil, e Trute, bem como na União de Freguesias de Ceivães e Badim, e na União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada.

monte com um caminho em terra batida limpo e desimpedido

Em nota de imprensa, a autarquia refere que na passada sexta-feira, elementos da Câmara Municipal de Monção e do ICNF fizeram o ponto da situação dos trabalhos já finalizados e em fase de ultimação, deslocando-se a diversos locais do concelho, tomando contacto com o andamento das intervenções.

"Estas tiveram como finalidade a beneficiação de caminhos existentes e a criação de faixas de gestão de combustíveis (zonas de prevenção e segurança contra incêndios). O objetivo geral consistiu na minimização de riscos de fogos florestais, salvaguardando pessoas e bens", refere o Município de Monção.

pessoas junto a uma carrinha amarela do ICNF

Com a implementação destas medidas preventivas, constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, "o Município de Monção pretende corporizar uma intervenção criteriosa focada na descontinuidade das formações vegetais. Por um lado, através da diminuição da superfície percorrida pelos incêndios florestais e, por outro, reforçando a capacidade de movimentação e intervenção dos “soldados da paz” no combate às chamas", conclui.






0 comentário
bottom of page