Monção 'vira' "Vila Dragão" de 7 a 11 de junho | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Monção 'vira' "Vila Dragão" de 7 a 11 de junho

Arranca amanhã e prolonga-se até domingo, o Corpo de Deus – Coca de Monção, um evento cultural com raízes profundas no concelho, onde é valorizada a etnografia popular e onde o povo daquele território afirma a sua identidade coletiva.




figura de dragão em papel junto a monumento da Câmara

"A confluência entre o sagrado e o profano gera, por si só, sensações e imagens indescritíveis. Fazer parte desse “cruzamento”, torna-nos testemunhas e guardiões de momentos belos. Ouvir, sentir e partilhar cada um deles, envolve-nos de corpo, alma e coração, fazendo de nós parte de um todo, fazendo de nós Monção", descreve assim a autarquia monçanense este evento que transforma Monção em "Vila Dragão" durante cinco dias.


O ponto alto da festividade é a Procissão Solene e o Combate Tradicional entre S. Jorge e a Coca, na quinta-feira, 8 de junho, e o Cortejo Etnográfico das Freguesias, no domingo. Contudo, nestes cinco dias de animação, há muito mais para ver, fazer e sentir. Tanto para os mais pequenos como para gente grande.

O “Labirinto da Coca”, com jogos e ateliês para as famílias, regressa à Praça Deu-la-Deu, estando previstos vários espetáculos infantis de marionetas, ilusionismo e malabarismo, protagonizados por artistas nacionais e internacionais.


Na sexta-feira, pelas 22h00, o Anfiteatro Natural do Souto recebe o “Souto Spring Festival” com atuação do “El Combo Dominicano”, uma das orquestras mais conhecidas no país vizinho, e animação musical com DJ's.


Nos restantes dias, a organização apresenta os espetáculos EFIMER – “La Gran Tempesta”, do Chile, “Tempos Novos”, do Duo Lameth”, da Hungria, e “Click to Click”, de Diogo Duro, de Portugal. Na noite de sábado, o céu ilumina-se com “Fire Dragons”, de Portugal.


No primeiro dia, antes do combate entre S. Jorge e a Coca, realiza-se o espetáculo “Força de S. Jorge”, com a participação de associações locais, dirigidas por Andrés Tarabbia Pancho, artista uruguaio radicado em Portugal, fundador do grupo “Retimbrar”.

Na quarta-feira, pelas 18h30, terá lugar a apresentação do livro “Cocotibur”, do autor Rafael Fernández Lorenzo e do ilustrador Estevan Souto, na Biblioteca Municipal de Monção. Na sexta-feira, pelas 16h00, decorrerá a inauguração da exposição do concurso escolar “O que Sabes sobre Monção – Mitos e Lendas”, no Museu Monção & Memórias.

programa do evento
Programa detalhado do Corpo de Deus - Coca de Monção 2023


0 comentário
bottom of page