Mundial Rallycross em Montalegre - 23 e 24 outubro
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Mundial Rallycross em Montalegre - 23 e 24 outubro



Está confirmado! O FIA World Rallycross Championship acaba de anunciar que o Circuito Internacional de Montalegre será palco da última prova do Campeonato do Mundo de Rallycross. Acontece no fim de semana de 23 e 24 de outubro. O calendário, agora revisto, arranca em Barcelona e incorporará oito rondas em sete circuitos por toda a Europa.


Os desafios da pandemia em curso exigiram que o Rallycross Promoter GmbH adotasse uma abordagem flexível e ágil para responder a uma situação global em constante mudança. Após consulta com os organizadores dos eventos e as autoridades relevantes em cada um dos países anfitriões, foi organizado um calendário atualizado que não só visita algumas das melhores pistas de Rallycross do Mundo, mas também maximiza a probabilidade de receber fãs. Deste modo, a ação terá início em Espanha, no Circuito de Barcelona-Catalunya, nos dias 23 e 24 de julho, com um formato de sexta/sábado à noite, para a abertura da temporada. Logo de seguida teremos uma dupla jornada em Nürburgring, Alemanha (31 de julho a 1 de agosto), famoso circuito localizado nas florestas das montanhas Eifel. Um traçado em estreia no World RX, a pista de rallycross será baseada na seção do anfiteatro Müllenbachschleife do ilustre circuito. A caravana seguirá para um dos locais mais icónicos da disciplina - Höljes, na Suécia, a 21/22 de agosto.


Originalmente programado para acontecer sete semanas antes, o evento foi adiado na esperança de ser capaz de receber um número limitado de fãs. Duas semanas depois, o campeonato viaja para outro circuito querido do rallycross - Lohéac, em França, de 3 a 5 de setembro. A próxima paragem será a Letónia, no circuito de Biķernieki em Riga, de 18 a 19 de setembro. Na ronda seguinte, pilotos e equipas enfrentam-se em Spa-Francorchamps, na Bélgica, de 9 a 10 de outubro. O lendário circuito das Ardenas recebeu a sua primeira corrida do World RX em 2019, conquistando imediatamente os corações dos pilotos e fãs.


MONTALEGRE FECHA CAMPEONATO

A ronda final da época terá lugar de 23 a 24 de outubro no histórico Circuito de Montalegre em Portugal, localizada no sopé da serra do Larouco. Um marco no calendário do Campeonato Mundial de 2014 a 2018, Montalegre - cujo traçado ondulante e clima imprevisível produziu muitas batalhas de tirar o fôlego ao longo dos anos - faz um retorno muito bem-vindo esta temporada. Montalegre entra e sai Hell na Noruega, evento que, infelizmente, teve de ser cancelado este ano. Foram feitos todos os esforços pelas partes envolvidas para chegar a uma resolução, mas as severas restrições fronteiriças e a falta de uma data alternativa adequada tornaram impossível a realização do evento em 2021.



TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre

«Estamos muito satisfeitos e honrados por estar no calendário do Mundial de Rallycross 2021. Este retorno ao calendário é o reconhecimento da qualidade do Circuito de Montalegre, do trabalho e esforço da Câmara Municipal e do respeito e prestígio da nossa organização conjunta com o CAVR, que se encontra entre as mais altas autoridades do Mundo do Rallycross e do automobilismo. Estamos ansiosos para recebê-los em outubro!».


Arne Dirks | Diretor Executivo, Rallycross Promoter GmbH

«O panorama global atual claramente apresenta muitos desafios em relação ao planeamento, mas depois de entrar em contacto com os nossos principais parceiros, estamos confiantes de que agora temos o melhor calendário possível para o WRX 2021. Tomamos a decisão deliberada de atrasar o início da época na esperança de sermos capazes de abrir as portas aos fãs – embora provavelmente em número limitado - em tantas rondas quanto possível, e reunimos o que acreditamos ser uma mistura irresistível de pistas icónicas de rallycross e locais modernos de última geração. Poder confirmar o regresso de Montalegre - um circuito que sempre foi o favorito dos fãs e que nunca deixa de oferecer uma receção calorosa ao World RX - é uma notícia fantástica para todos os envolvidos, e embora estejamos obviamente desapontados por não podermos correr na Noruega este ano devido a complicações contínuas relacionadas com a pandemia, temos certeza de que veremos Hell de volta ao calendário no futuro, com o World RX a entrar numa nova e brilhante era». Gyarfas Olah | Presidente da Comissão de Off-Road da FIA

«Mais uma vez, tivemos que ser adaptáveis para moldar o calendário do Mundial de 2021, tendo como pano de fundo os desafios de saúde e segurança causados pela pandemia global. Ter que perder Hell, na Noruega neste ano é lamentável, mas temos o prazer de incluir Montalegre para a grande final, numa mistura fascinante de pistas tradicionais e contemporâneas para 2021».



O novo Campeonato FIA RX2e - o primeiro campeonato de Rallycross elétrico da FIA – junta-se ao World RX em Espanha, Alemanha, Suécia, França e Bélgica, e o campeonato europeu Euro RX1 nas provas da Suécia, França, Letônia e Bélgica. O campeonato europeu Euro RX3 disputar-se-á nos eventos de Espanha, Suécia, França, Bélgica e Portugal. RX1 corresponde à categoria anteriormente conhecida por SuperCars (no Mundial apenas RX1 e no europeu de SuperCars Euro RX1) e RX3 à categoria anteriormente conhecida por Super1600. A data-limite de inscrições para concorrentes permanentes no Campeonato do Mundo é 14 de maio. Para concorrentes permanentes do RX2e, Euro RX1 e Euro RX3, as inscrições encerram a 30 de maio.



0 comentário
bottom of page