top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Mundial Rallycross inicia em Montalegre a 3 e 4 de junho

Pela oitava vez na sua história, o Circuito Internacional de Montalegre (CIM) acolhe uma prova do Campeonato do Mundo de Rallycross, que vai acontecer no primeiro fim de semana de junho, nos dias 3 e 4.




dois carros de rali a raspar em terra batida

O Circuito Internacional de Montalegre vai receber o Campeonato do Mundo FIA de Ralicross pela oitava vez na história, abrindo, desta feita, o calendário do Mundial, nos próximos dias 3 e 4 de junho. É o regresso do evento português à posição de primeira prova do FIA World RX, que deteve durante vários anos (assim como no Campeonato da Europa). A etapa portuguesa, uma das mais emblemáticas do Mundial, estava inicialmente agendada para o final de agosto, mas o promotor do World RX e a FIA solicitaram a alteração da data para o início de junho, com a respetiva concordância do Município de Montalegre (entidade promotora do evento), do Clube Automóvel de Vila Real (organizador desportivo) e da FPAK.


MOTIVOS DE INTERESSE

Além de abrir o Campeonato do Mundo, o circuito barrosão será, também, o palco do teste oficial de pré-temporada, que trará a Portugal todas as equipas e pilotos do FIA World RX, uma semana antes da prova. Além de contar com as estrelas do Campeonato do Mundo, o evento de Montalegre volta a ter os populares Campeonatos da Europa de RX1 (Supercars) e RX3 (Super1600), que mantêm as espetaculares máquinas com motores de combustão interna. Também confirmado está o regresso dos Kartcross, como prova de suporte.


A Presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes assume que «Montalegre continua entre a elite mundial dos eventos de Ralicross e é particularmente positivo abrirmos a nova temporada, numa altura em que o nosso circuito celebra 25 anos de atividade. Queremos voltar a ter milhares de pessoas em Montalegre no fim de semana de 3 e 4 de junho, num evento que é verdadeiramente ibérico, pois temos sempre muitos adeptos espanhóis no nosso circuito, além de toda a visibilidade internacional que o FIA World RX acarreta. Toda a 'caravana' de equipas, pilotos e organização do campeonato estarão em Montalegre uma semana mais cedo do que o habitual, para o teste oficial, o que é sempre um estímulo importante para o nosso território. Há condições para que esta seja uma das melhores provas do Mundial em Montalegre nos últimos anos.»

calendário de 2023 do mundial de ralicross da FIA

CALENDÁRIO 2023

29-30 abril | Euro RX1/RX3 Euro RX Hungria, Nyirád 03-04 JUNHO | Ronda 1 - Mundial RX Portugal, MONTALEGRE 17-18 junho | Ronda 2 - Mundial RX Noruega, Hell 01-02 julho | Ronda 3 - Mundial RX Suécia, Höljes 22-23 julho | Ronda 4 - Mundial RX Reino Unido, Lydden Hill * 5-6 agosto | Ronda 5 - Mundial RX Benelux, Mettet *

19-20 agosto | Ronda 6 - Mundial RX Alemanha, Estering 07-08 outubro | Rondas 7 e 8 - Mundial RX África do Sul, Cidade do Cabo * 11-12 novembro | Rondas 9 e 10 - TBA, Ásia *


* Sujeito a homologação de pista


Sobre o Rallycross Promoter GmbH

O Rallycross Promoter GmbH, é uma empresa copropriedade da Red Bull GmbH e KW25 Beteiligungs GmbH, responsável por todos os aspetos comerciais do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross, incluindo a produção e direitos de TV, o marketing de global, média e direitos de patrocínio. O Promotor também tem a responsabilidade de aumentar o leque de participantes e propor os locais que compõem os calendários do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross e das séries de suporte.












0 comentário

Comments


bottom of page