Município de Arcos de Valdevez integra "Rede Casas do Conhecimento" da Universidade do Minho
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Município de Arcos de Valdevez integra "Rede Casas do Conhecimento" da Universidade do Minho


O Município arcuense assinou com a Universidade do Minho um memorando de adesão à “Rede Casa do Conhecimento”, comprometendo-se a definir os recursos necessários à dinamização de uma futura Casa do Conhecimento em Arcos de Valdevez.



As Casas do Conhecimento são espaços que reúnem um conjunto de pessoas e recursos aliados à vontade de dinamizar a região em torno das tecnologias de informação, do conhecimento e da inovação. Visam contribuir para a disseminação do conhecimento, diminuir as assimetrias digitais e a infoexclusão das populações, através da mobilização das suas comunidades locais, regionais e académicas.


A Rede de Casas do Conhecimento tem como objetivo divulgar o conhecimento científico e tecnológico das populações, privilegiando contextos de experimentação prática; incentivar uma cidadania mais participativa, colaborativa e associativa, através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; contribuir para o reforço das atribuições municipais ao nível da inovação, do desenvolvimento local e regional, da ciência e da tecnologia, nomeadamente através da promoção, dinamização e implementação de projetos tecnológicos, com a respetiva componente de investigação e desenvolvimento, de utilidade pública para as populações e para a região.


A Universidade do Minho assume um papel mobilizador na Rede Casas do Conhecimento, um parceiro ativo também com uma função de suporte às infraestruturas e iniciativas das CdCs.


Através da Rede, a Universidade do Minho pretende estar mais próxima das autarquias e consequentemente dos cidadãos, contribuindo através dos seus recursos materiais e humanos para o desenvolvimento local das regiões, procurando incentivar a investigação e a inovação destes municípios. A Universidade do Minho pretende ser uma aliada nos projetos inovadores dos municípios e contribuir para a realização dos mesmos.


As Casas do Conhecimento serão, assim, veículos de presença e/ou extensão da UMinho junto da população, e instrumentos de facilitação das relações da Universidade do Minho com as Câmaras Municipais.


Criada há dez anos pela UMinho em parceria com municípios da região, a Rede Casas do Conhecimento está presente em 14 espaços: Largo do Paço (Braga), campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães), Município de Boticas, Município de Fafe, Município de Montalegre , Município de Paredes de Coura, Câmara Municipal da Trofa, Município de Valongo, Município de Vieira do Minho, Município de Vila Verde, Município de Ponte da Barca, Universidade de Évora, e a título experimental, em Díli, Timor-Leste. Arcos de Valdevez integra, agora, também, esta rede.


bottom of page