top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Município de Ponte de Lima apresenta o livro “As Aldeias da Mesa dos Quatro Abades”

No próximo domingo, dia 18 de junho, o Município de Ponte de Lima apresenta o livro “As Aldeias da Mesa dos Quatro Abades”, publicação que reúne trabalhos da autoria de Estêvão Portela Pereira, Carlos Brochado de Almeida e Álvaro Campelo.





aldeia com casas num vale do monte

"Os autores caracterizam as Aldeias da Mesa dos Quatro Abades, que abrange as freguesias de Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte, enaltecendo a história e antropologia deste território singular, rico em património natural, material e em tradições."


Esta publicação do Município de Ponte de Lima surge no âmbito de uma candidatura da Medida 10.2.1.6 - Renovação de aldeias do LEADER / PDR 2020.


A apresentação do livro realiza-se às 11 horas, deste domingoe, no Centro de Interpretação das Aldeias da Mesa dos Quatro Abades, no mesmo dia em que acontece a secular tradição da reunião à volta da Mesa dos Quatro Abades, ao meio-dia.


A tradição remonta ao século XVII, à volta de uma mesa em granito que se apoia no marco divisório que une quatro freguesias do concelho de Ponte de Lima: Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte. Cada ano é uma Junta de Freguesia que assume a realização da tradição, sendo este ano da responsabilidade de Bárrio e Cepões.


Esta secular tradição celebra-se no 3.º domingo do mês de junho. A mesa é ladeada por quatro bancos também em granito, cada um assente no território de cada freguesia, onde outrora os representantes de cada paróquia sentavam-se para debater e resolver os mais diversos assuntos consultando os fiéis, que se encontravam ao seu redor.


Cabe ao Presidente de cada Junta de Freguesia apresentar as suas reivindicações ao Presidente da Câmara de Ponte de Lima, que preside a esta cerimónia tradicional. Trata-se de um fórum popular com relevo para as questões ligadas ao desenvolvimento regional. A música tradicional portuguesa complementa este típico costume limiano.




0 comentário

Comments


bottom of page