top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Município de Vila Nova de Cerveira é finalista dos BeActive Awards 2023

O Município de Vila Nova de Cerveira é um dos três finalistas do prémio BeActive Awards 2023 da Comissão Europeia, na categoria Across Generations, com o impacto do projeto In Common Sports 2018-2021 nas comunidades seniores das regiões europeias parceiras. O vencedor será conhecido no dia 23 de novembro, em Bruxelas.




seniores jogando voleibol ao ar livre

Com a apresentação do In Common Sports 2018-2021, financiado pelo programa ERASMUS + Desporto, o Município de Vila Nova de Cerveira está nomeado para a categoria Across Generations, cujo objetivo é homenagear projetos que promovem o desporto intergeracional. "O projeto, do qual o município cerveirense é coordenador, teve como principal desafio aprofundar o conhecimento dos fatores motivacionais para exercício físico contínuo na população idosa e o impacto da iniciativa Olympics4All como motivação adicional para um estilo de vida ativo", explica.

O consórcio de parceiros, que incluiu o Município de Vila Nova de Cerveira (PT), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (PT), o Município de Cesena (IT), a Universidade de Vigo (ES), o Município de Aksakovo (BG) e a associação Zöldpont (HU), promoveu um conjunto de ações integradas, nomeadamente a partilha e divulgação de boas práticas, o estudo e a organização das competições desportivas com jogos adaptados para pessoas com 60 ou mais anos, e que foram disseminadas noutros territórios europeus que também visam implementar um estilo de vida saudável junto da população sénior.

Os dados obtidos, esclarece, "permitiram conhecer os motivos que levam os idosos à prática de exercício físico, determinar o efeito do exercício físico na condição física e cognitiva dos seniores e verificar o nível motivacional associado à competição Olympics4all", já com 8 edições, nomeadamente a prática regular de atividade física. O projeto In Common Sports 2018-2021 viria a demonstrar que "a introdução da competição como fator motivacional, a par da socialização, foi um aspeto inovador e uma mais-valia para a promoção do desporto entre os idosos e para o aumento do seu nível de atividade física, que têm mantido elevadas taxas de participação dos idosos", salienta.

idosos juntos, com t-shirts amarelas posando para a fotografia

A edição deste ano do ‘BeActive Awards’ contou com a formalização de mais de 100 candidaturas, distribuídas por quatro categorias (Education, Workplace, Local Heroe e Across Generations), demonstrando o crescente interesse de organizações em toda a Europa em divulgar os seus projetos que promovem o desporto e a atividade física através das gerações, na comunidade, na escola ou no local de trabalho.


A cerimónia de entrega de prémios está agendada para o dia 23 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica (https://sport.ec.europa.eu/news/2023-beactive-awards-finalists-announced).




0 comentário

Comments


bottom of page