Município de Terras de Bouro disponibiliza serviço de Terapia da Fala | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Município de Terras de Bouro disponibiliza serviço de Terapia da Fala

No início do ano letivo 2023/2024 foi dada continuidade à parceria entre o Município de Terras de Bouro e o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro com a disponibilização de uma técnica de Terapia da Fala. Neste contexto, realizam-se atendimentos individuais e em grupo, e desenvolvem-se programas anuais em contexto turma. A Terapeuta da Fala do Município, Marta Silva, apoia atualmente um total de 154 alunos nas várias modalidades de atendimento.




crianças pequenas aprendendo a ler e a falar com ajuda de terapeuta da fala

O Programa de Promoção de Competências Linguísticas e Fonológicas tem como público-alvo os alunos finalistas dos Jardins de Infância e os alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Este programa, explica nota da autarquia, "tem como objetivo trabalhar bases essenciais para a aquisição da leitura e da escrita, através da estimulação das competências linguísticas (semântica, morfossintaxe, fonologia e pragmática) e metalinguísticas (consciência semântica, morfossintática e fonológica) pré-escolares." É realizada uma sessão semanal em cada Jardim de Infância e em cada turma do 1.º ano com duração média de 45 minutos onde são trabalhadas as áreas supracitadas. Usufruem deste programa os alunos dos Jardins de Infância de Moimenta, Chorense, Rio Caldo e Gerês e as 4 turmas do 1.º ano do 1.º ciclo (Terras de Bouro, Gerês e Rio Caldo). Este Programa é anual.


Já o Programa de Promoção de Fluência e Compreensão Leitora tem como público-alvo os alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. "Este programa tem como objetivo melhorar a fluência e a compreensão leitora dos alunos do 2.º ano, bases fundamentais para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita." É realizada uma sessão semanal em cada turma do 2.º ano com duração média de 45 minutos onde são trabalhadas as áreas supracitadas. Usufruem deste programa os alunos das três turmas do 2.º ano do 1.º ciclo (Terras de Bouro, Gerês e Rio Caldo) e o Programa é também anual.

terapeuta da fala ajudando criança a escrever no quadro

"A presença do Terapeuta da Fala (TF) na escola é indissociável do conceito de educação inclusiva, atualmente regulada pelo decreto-lei nº 54/2018, que em traços gerais defende que qualquer aluno, independentemente da sua situação pessoal e social, deve ter uma oferta educativa facilitadora da aprendizagem, capaz de dar resposta a barreiras existentes no próprio ou no contexto através da implementação de meios e estratégias que facilitem a sua educação/formação e que, em última instância, favoreçam uma plena inclusão social", lê-se na mesma nota. Por tudo isto, a atuação do TF na escola não se concebe de modo isolado, mas, por contraponto, em equipa. Desta fazem parte diferentes profissionais da área da educação e da saúde, mas também os pares, a família e, sempre que possível, o próprio aluno.


O papel do Terapeuta da Fala na escola tem base numa perspetiva integral, inclusiva, que vê a educação como um lugar de igualdade de direitos e oportunidades. Promovendo assim o respeito pelas diferenças individuais e garantindo aos alunos que, à partida partiam em desvantagem pelas suas dificuldades do foro comunicativo e linguístico, uma maior capacidade de participação nas atividades académicas. "A presença deste profissional é assim um fator importante para se alcançar um sistema de ensino mais equitativo", conclui.




0 comentário
bottom of page