Município de Terras de Bouro estabelece protocolo com Ordem dos Psicólogos Portugueses
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Município de Terras de Bouro estabelece protocolo com Ordem dos Psicólogos Portugueses



Objetivo é potenciar o bem-estar dos colaboradores, minimizar fatores de risco que possam ter impacto na saúde psicológica e no bem-estar de todos.


O Município de Terras de Bouro afirma que "tem a responsabilidade de contribuir para um contexto laboral que potencie o bem-estar dos seus colaboradores e, consequentemente, incrementar a qualidade dos serviços que a entidade presta à comunidade. No seu entendimento é determinante reforçar o seu compromisso na construção de um local de trabalho saudável que permita avaliar, delinear e colocar em prática um plano de intervenção para maximizar fatores protetivos e minimizar fatores de risco que possam ter impacto na saúde psicológica e no bem-estar de todos os colaboradores do município."


Nesse sentido, reforça que "importa aferir as condições de trabalho, a literacia em saúde, a satisfação laboral, potenciando políticas de conciliação da vida familiar e profissional, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e mais positivo."


Por seu lado, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) tem a responsabilidade de promover o papel do Psicólogo e da Psicologia na sociedade e de fazer o esclarecimento sobre as boas práticas que devem proteger todos os consumidores de serviços de Psicologia. Em 2014, a OPP iniciou uma campanha que visa promover os locais de trabalho saudáveis, envolvendo os Psicólogos na construção desses locais de trabalho saudáveis.


Foi nesse sentido que no dia 10 de fevereiro foi assinado um protocolo de avaliação dos risco psicossociais, em regime de parceria, e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo; da Vereadora Municipal, Ana Genoveva; do Presidente da Delegação Regional do Norte da OPP, Eduardo Carqueja; da Vogal da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Cristina Pereira, e também de Filipa Moreira, responsável técnica por aquela área no município.


A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), na sequência da situação pandémica, propõe ainda uma iniciativa cuja finalidade será aumentar a literacia em Saúde Mental dos cidadãos, reforçar a resiliência psicológica comunitária e promover a adoção de estilos de vida saudáveis - Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde Mental.


A evidência científica e o que empiricamente se observa, leva à consideração de implementar um conjunto de medidas que concorrem grosso modo para aumentar a literacia em saúde mental, contribuindo assim para um maior bem-estar psicológico comunitário, condição para uma maior coesão social. Esta iniciativa consistirá num conjunto de ações, a difundir nas redes sociais do município e que terão um carácter educativo, explica o município.


"A implementação deste programa será, sem dúvida, uma mais-valia para a população do concelho. Ainda existe muita desinformação acerca das questões relacionadas com a saúde mental e só com iniciativas como esta se podem desconstruir mitos e estereótipos associados à saúde psicológica.”, concluem.





0 comentário
bottom of page