Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima acolhe exposição "Renascer - um ato de florir"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima acolhe exposição "Renascer - um ato de florir"



De 18 de novembro a 15 de janeiro, a Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português, do Município de Ponte de Lima, vai acolher a exposição "Renascer - um ato de florir", produzida pelos alunos do Atelier Entrópico.

Esta é a terceira exposição promovida por este atelier e, "esta edição a realizar no museu, vai contemplar um conjunto de trabalhos inéditos e criativos, fruto do imaginário infantil e juvenil, revelando-nos que a arte também contribui para estimular brincadeiras e jogos fundamentais para um desenvolvimento e bem-estar integral.", adianta o Município de Ponte de Lima em comunicado. As manifestações artísticas apresentadas comprovam que de forma autêntica, espontânea e divertida se desenvolvem trabalhos que não se conseguem expressar, normalmente, através da linguagem oral e escrita. Tanto a arte, como o desenho são expressões do imaginário que combinam harmoniosamente a criatividade e a imaginação com a expressão de sentimentos, emoções e brincadeiras explorados no ato de pintar.


A exposição reflete, por um lado, o trabalho desenvolvido com as crianças até aos 10 anos, que naturalmente imprimem poesia em cada pensamento e em cada obra produzida, e, por outro, o trabalho impulsionado com os jovens e adultos que transmitem uma sensibilidade apurada e o gosto pela arte que combina formas de expressão livre e brincadeiras de jogos de cores e de luz.


Atelier Entrópico

O Atelier Entrópico é um espaço sediado em Ponte de Lima desde fevereiro de 2019, que combina arte, expressão e criatividade e que tem como função principal promover a livre expressão plástica de todo o ser humano.

Com sessões orientadas semanalmente, o Atelier recebe crianças, jovens e adultos, onde dinamiza atividades de cariz artístico, criando hábitos de fruição e criação. Desta forma, permite-se que os participantes sejam protagonistas das suas obras e ações, assegurando um espaço seguro na construção de narrativas pessoais, através da interação com materiais e técnicas diversas.

Para além da atividade semanal, o Atelier promove e recebe workshops de cariz expressivo e artístico, proporcionando a abertura a novos participantes, de diversas faixas etárias e com conhecimentos artísticos e culturais variados, onde se pretende facultar a oportunidade de encontro, partilha e desenvolvimento de projetos individuais e comuns, fomentando a consequente realização de exposições.


A exposição "Renascer - um ato de florir" pode ser visitada de 3ª Feira a Domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.





0 comentário
bottom of page