top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Museu dos Terceiros expõe "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima"

O Museu dos Terceiros inaugura, no próximo dia 19 de abril, às 18h00, a exposição temporária "A Festa e Procissão de Nossa senhora das Dores em Ponte de Lima". Com entrada livre, estará patente ao público até 13 de junho.




Nossa Senhora das Dores com espadas, roupa roxa e manto azul

A presente exposição "põe em evidência a devoção do povo limiano à imagem de Nossa Senhora das Dores, venerada na Igreja Matriz já algumas décadas antes de ser assinada a Provisão Régia que em 1826 autorizou a realização das Feiras Novas, precisamente com o intuito de destacar o culto à Padroeira, além do de promover o comércio nesta localidade", explica o Município de Ponte de Lima em nota de imprensa.


É uma viagem ao longo do tempo por uma das manifestações religiosas mais importantes para a comunidade limiana, com início nas primeiras referências documentais à festa e procissão e termo nos dias de hoje, destacando igualmente as décadas de Cinquenta e Sessenta do século XX, período em que o cortejo religioso pelas ruas da vila foi retomado com assinalável esplendor.


Com entrada livre, estará patente ao público até 13 de junho, no horário habitual do Museu dos Terceiros, de terça a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.






0 comentário

Comments


bottom of page