Natal de Monção arranca a 30 de novembro com vasto programa que decorre até 7 de janeiro | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Natal de Monção arranca a 30 de novembro com vasto programa que decorre até 7 de janeiro

Um programa mágico com iluminação natalícia, Mercado de Natal, atuação de grupos corais, espetáculos de teatro infantil, exposição coletiva das associações locais, concertos de bandas filarmónicas, chegada do Pai Natal em barco e bicicleta, e Prova Solidária S. Silvestre preenchem esta quadra em Monção. São muitas atividades e iniciativas para fazer, de 30 de novembro a 7 de janeiro de 2024.





cartaz com árvores de Natal, olhos e pontes

O programa natalício, preparado pelo Município de Monção em parceria com várias associações locais e o envolvimento dos empresários e comerciantes, compreende diversas iniciativas alusivas à quadra, que "prometem transformar Monção num lugar mágico e inspirador para crianças e adultos", afiança o município.

"Pretende-se comemorar esta data importante no calendário religioso, onde celebramos o nascimento de Jesus Cristo, mas também promover o comércio tradicional, incentivando, junto de munícipes e visitantes, as compras de Natal nos estabelecimentos do comércio local, decorados a preceito para recebê-lo/a como merece", refere a autarquia em nota enviada às redações.

O programa festivo inicia-se no dia 30 de novembro de 2023, quinta-feira, com a ligação da iluminação natalícia nas ruas, praças e largos do centro histórico, nas urbanizações envolventes e no passadiço de madeira “A Galiza Mail'o Minho”, que liga o casco urbano da vila ao Parque das Caldas.


LUZES DE NATAL SÃO LIGADAS NO DIA 30 DE NOVEMBRO


A ligação está marcada para as 19h00, seguindo-se uma sessão de fogo de artificio e um espetáculo musical, com a participação dos grupos corais do concelho. Desta forma, com a beleza das luzes e a serenidade da música coral, é dado o tiro de partida para cinco semanas de convívio e animação, entre 30 de novembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024.

Ao longo deste período, a Praça Deu-la-Deu Martins recebe mais uma edição do Mercado de Natal. Com organização da Post'Arte – Associação de Artesãos de Monção, a iniciativa procura impulsionar a divulgação e reforçar a comercialização dos produtos e artigos produzidos pelos artesãos locais.

Este ano, o Município de Monção estreia vários expositores alusivos à nova imagem gráfica e identidade corporativa. Mais amplos, funcionais e atrativos, foram “montados” pelos funcionários da autarquia. A mensagem, essa, mantém-se inalterável: “Neste Natal, escolha um presente artesanal”.

MOVIMENTO ASSOCIATIVO "VESTE" PRAÇA DA REPÚBLICA

A partir do dia 8 de dezembro, sexta-feira, a Praça da República é palco de uma exposição coletiva de Natal, onde serão apresentados diversos trabalhos criativos executados pelas entidades sociais, clubes desportivos e associações culturais e recreativas do concelho. A “Praça de Cima” promete encher-se de magia e fantasia, encantando crianças e adultos.

Em dezembro, estão agendados três espetáculos de teatro infantil, todos gratuitos, destinando-se a famílias com crianças, a partir dos 3 anos. No dia 3 de dezembro, domingo, pelas 15h00, no Museu Monção & Memórias, “O Natal está em Greve”. No dia 9, sábado, pelas 15h00, no Museu Alvarinho, “Operação Natal”. No dia 17, domingo, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Monção, “Por Favor, não cancelem o Natal”. No dia 10 de dezembro, domingo, pelas 16h00, o Cine Teatro João Verde recebe o espetáculo “Gato das Botas”. Com entrada a 3,00 €, esta produção da “Jangada Teatro” traz-nos um novo e refrescante reconhecimento das aventuras do matreiro e astuto gato inspirado no famoso conto de Charles Perrault.


PAI NATAL CHEGA DE BARCO E DE BICICLETA

A chegada do Pai Natal em barco ao cais de embarque do Parque da Lodeira, em Monção, e ao embarcadouro de Salvaterra, é um dos momentos mais aguardados pela pequenada de ambas as margens do rio Minho que, ansiosamente, esperam pelo “velhinho de barbas branquinhas” com o saco cheio de guloseimas.

"Nos últimos três anos, devido à pandemia e às condições atmosféricas adversas, não foi possível realizar-se esta atividade tão querida para as nossas crianças. Este ano, em parceria com a Subzonextreme, está marcada para o dia 24 de dezembro, domingo, pelas 15h00, proporcionando às famílias uma tarde especial, onde não vão faltar muitas surpresas", adianta a autarquia.

Neste dia, véspera de Natal, mas no período da manhã, vários elementos do Clube de Cicloturismo de Monção, vestidos de Pai Natal, vão passar por algumas freguesias do concelho, concentrando-se na Praça Deu-la-Deu Martins. Na bagagem, trazem rebuçados, chocolates e balões para distribuir pelos mais pequenos.

CONCERTOS DAS BANDAS MUSICAIS DE MONÇÃO E TANGIL


Como é habitual neste período do ano, decorrem os Concertos de Natal da Banda Musical de Monção, nos dias 16 (21h30) e 17 (15h30), no Cine Teatro João Verde, e da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, no dia 23 (21h30), no Centro Cultural do Vale do Mouro, em Tangil.

Os monçanenses e visitantes serão brindados com três espetáculos de grande qualidade musical, protagonizados por duas bandas filarmónicas com larga tradição na região e créditos firmados no país. O repertório promete ser diversificado e envolvido no espírito natalício.

PROVA DESPORTUVA SOLIDÁRIA UNE MONÇÃO E SALVATERRA


A Eurocidade Monção – Salvaterra promove no dia 23 de dezembro, sábado, ao final da tarde, mais uma edição da Prova Solidária S. Silvestre, propondo aos desportistas portugueses e galegos um percurso de cinco quilómetros pelas ruas e praças das duas localidades raianas.

Quem quiser participar nesta prova solidária apenas terá de entregar um alimento não perecível que, numa fase posterior, será distribuído pelas famílias com dificuldades económicas de ambos os municípios. O lema volta a ser “Venha fazer exercício físico, ajudando o próximo”.

O programa natalício em papel compreende um enfeite de Natal. Lançamos-lhe o seguinte repto: recorte pelo picotado, dobre e cole. Depois, coloque-o na sua árvore de Natal e partilhe o momento na rede social. A sua habilidade manual foi posta à prova. Aceita o desafio?

enfeite de natal recortável

"Ninguém vai ficar indiferente à Iluminação natalícia, às decorações das ruas, aos aromas inebriantes, aos sabores da época e à sonoridade aconchegante destes dias mágicos e harmoniosos", assegura o Município de Monção.

Consulte o programa completo aqui.



0 comentário
bottom of page