top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Natal em Coura" oferece várias propostas de 13 a 31 de dezembro



Instalações, residências, arte em peças, mercadinho de Natal, bandas de rua, concertos, tenda de Natal encantado e cinema infantil marcam esta quadra na vila de Paredes de Coura, com atividades para todas as idades.

As maravilhosas construções do ‘Arte em Peças’ este ano no novo espaço das galerias inferiores da Caixa de Brinquedos, a instalação ‘Pelo Calor da Neve’ que percorre o principal eixo pedonal da vila, a ‘Tenda do Natal Encantado’ com o seu circuito de arborismo, eco carrossel e insufláveis, mas também bandas de rua como a ‘Babosa Brass Band’ e a ‘Banda às Riscas’ a percorrer as ruas centrais e as ‘Férias Mutantes’ com as oficinas de teatro, ou o concerto de Natal com ‘CouraVoce’+Coro Sénior ‘Música no Couração’, Mercadinho de Natal e cinema infantil completam o Natal em Coura deste ano, cujas atividade arrancam a 13 de dezembro e se prolongam até à Passagem de Ano.


ARTE EM PEÇAS

Exposição de construções com peças LEGO

A décima terceira edição do Arte em Peças, exposição de construções com peças LEGO organizada pela Comunidade 0937*, e o Município de Paredes de Coura, irá decorrer em plena quadra natalícia, do dia 17 a 31 de dezembro nas galerias da Caixa de Brinquedos.

Ao contrário das edições anteriores, que decorreram no Centro Cultural, este ano o evento ocupa um espaço novo que são as galerias inferiores à Caixa de Brinquedos, espaço municipal que se encontra no Largo Hintze Ribeiro, praça central da vila. "São mais de 500 metros quadrados de área de exposição onde poderão ser encontradas várias construções como réplicas de monumentos portugueses (Torre dos Clérigos, o templo de Santa Luzia, castelo de Guimarães, Torre de Belém, etc.), cenários medievais, do velho oeste norte-americano, cidades, persas, alienígenas ou até mesmo inspirados em séries de filmes conhecidos como Star Wars, Astérix, Senhor dos Anéis ou Jurassic Park.", destaca o município em comunicado. São construções originais que são criadas por fãs adultos sem a necessidade de instruções. Estão também expostos alguns conjuntos oficiais da LEGO mostrando porque é que esta marca de brinquedos de construção é considerada a melhor do mundo.

*A Comunidade 0937 é um grupo de fãs do brinquedo de construção da marca LEGO, fundado em 2006 e que anualmente realiza dois grandes eventos, o Arte em Peças na quadra natalícia e o Paredes de Coura Fan Weekend, convenção internacional de fãs da marca, no segundo fim de semana de junho. [NB: 0937 lido ao contrário dá LEGO]




PELO CALOR DA NEVE

Instalação na Rua Conselheiro Miguel Dantas

"Mergulhar num túnel denso e branco, depressa nos lembra a neve destes dias frios de inverno. Mas quando a luz acende, é calor que sentimos pelo branco quente que nos acolhe como uma manta de Natal.

Ora quieta ora com movimentos mais revoltos, esta manta vai dançando ao sabor do vento, tornando a passagem pela rua numa experiência nova e imersiva."

Madalena Martins, dezembro 2022

Como é habitual no processo criativo da autora, todo o material usado na instalação artística terá um futuro que passará pela reutilização. Posteriormente, quando o material chegar ao final da sua vida útil, será então a matéria-prima para gerar um novo objeto, passando pelo processo de reciclagem adequado a este fim.



0 comentário

Comments


bottom of page