top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

NordicEPOD investe 50 milhões de euros em Viana do Castelo e cria 500 postos de trabalho

Atualizado: 5 de fev.

04 de fevereiro, 2025.

Viana do Castelo vai receber um investimento de 50 milhões de euros da NordicEPOD, um consórcio entre a norueguesa CTS e a americana Eaton, para a construção de uma fábrica de unidades de distribuição de energia elétrica (EPOD's) para 'data centers'. O projeto prevê a criação de 500 postos de trabalho e deverá abrir portas em fevereiro de 2026.


Viana do Castelo foi a cidade escolhida para receber a primeira fábrica da NordicEPOD em Portugal, um investimento de 50 milhões de euros que vai gerar 500 postos de trabalho diretos. A unidade fabril será dedicada à produção de unidades de distribuição de energia elétrica (EPOD's) para servir 'data centers', um mercado em constante crescimento.


NordicEPOD investe 50 milhões de euros em Viana do Castelo e cria 500 postos de trabalho
NordicEPOD investe 50 milhões de euros em Viana do Castelo e cria 500 postos de trabalho

A escolha de Viana do Castelo deveu-se, segundo os responsáveis da NordicEPOD, à localização estratégica da cidade, com excelentes ligações portuárias, rodoviárias e aeroportuárias. A proximidade do Porto de Mar foi um fator determinante para a escolha, já que a fábrica irá produzir equipamentos de grandes dimensões que necessitam de transporte marítimo para exportação.


A fábrica da NordicEPOD em Viana do Castelo será a maior do grupo, ultrapassando a unidade fabril localizada na Noruega. A produção será focada na exportação para a Europa e Médio Oriente, com um volume de negócios anual estimado em 650 milhões de euros.


O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou este investimento como "muito significativo" para o concelho, destacando a importância do projeto para a economia local e para a criação de empregos qualificados.


A NordicEPOD é um consórcio entre a norueguesa CTS, líder no mercado europeu de 'data centers', e a americana Eaton, líder global em gestão de energia. A união das duas empresas permitiu criar uma solução inovadora e sustentável para o mercado de 'data centers', que garante o fornecimento de energia elétrica de forma eficiente e segura.

Com este investimento, Viana do Castelo se consolida como um polo de inovação e tecnologia, atraindo empresas de ponta e gerando novas oportunidades de negócios e empregos para a região.

 
 
 

Comments


Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Publicidade

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page