Novo Mercado Municipal de Viana do Castelo: Aprovado Concurso Público Internacional
- Jorge Costa
- 11 de fev.
- 2 min de leitura
10 de fevereiro, 2025.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, o projeto e abertura de concurso público internacional para a empreitada "Novo Mercado Municipal – Edifício e Envolvente". Um investimento de 13,399 milhões de euros, mais IVA, com prazo de execução de 720 dias.
Viana do Castelo vai ter um novo mercado municipal. O executivo municipal aprovou, esta segunda-feira, o projeto e a abertura do concurso público internacional para a construção do novo mercado. A empreitada, com um valor de 13,399 milhões de euros, mais IVA, tem um prazo de execução de 720 dias.

Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17 horas do 30º dia a contar da data de envio, para publicação, do anúncio agora aprovado para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia. A abertura das propostas pelo júri só terá lugar findo o prazo fixado.
O projeto de execução do novo mercado municipal assenta em princípios como a criação de condições adequadas para o aprovisionamento dos operadores, com áreas devidamente sectorizadas e controlo higiossanitário. O projeto prevê ainda a criação de condições de estacionamento para clientes, fator essencial para atrair um público vasto.
O novo mercado terá também espaços para tratamento e acondicionamento de resíduos, com atenção especial aos produtos de origem animal. O espaço do mercado tradicional será desenvolvido num único piso, em ligação direta com a sua envolvente, e contará com uma organização sectorizada do mix comercial.
Para garantir a viabilidade comercial do equipamento, serão introduzidas atividades complementares que atraiam novos públicos. O edifício terá uma arquitetura relevante e em bom estado de conservação, criando uma imagem comum que identifique o mercado como um todo, enquanto espaço moderno de distribuição agroalimentar.
A gestão do mercado estará em constante diálogo com os operadores, que participarão na dinâmica do mercado. Este projeto representa um passo importante para a modernização do comércio local e para a valorização dos produtos regionais.
Comments