top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

O berço do Alvarinho recebe a V edição do Monção e Melgaço Granfondo

O berço do Alvarinho recebe no próximo dia 17 de setembro, a V edição do Monção e Melgaço Granfondo, uma das provas ciclistas mais relevantes do calendário nacional.

Monção e Melgaço recebem uma das provas mais relevantes do calendário nacional de ciclismo, a realizar no dia 17 de setembro, domingo. Presentemente, decorrem as últimas inscrições para as três distâncias previstas: Minifondo (73 km), Mediofondo (103 km) e Granfondo (127 km).


Foto da partida de uma edição anterior ©Bikeservice
Monção e Melgaço Granfondo realiza-se no dia 17 de setembro.

Monção e Melgaço Granfondo tem início marcado para as 9h00. Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.

No dia anterior, sábado, 16 de setembro, será a vez dos mais jovens participarem nesta festa do ciclismo inclusivo, disputando o Granfondo Kids. As provas acontecem no local onde ficará instalada a meta e dividem-se em quatro escalões (pupilos, benjamins, iniciados e infantis).


Nesta competição, que junta ciclistas profissionais e amadores, são esperados 1600 participantes de vários pontos do país, aos quais se juntará, como vem sendo hábito, uma forte representação de atletas oriundos de Espanha.


Com organização da Bikeservice, as três distâncias previstas - Minifondo (73 km), Mediofondo (103 km) e Granfondo (127 km) - vão desafiar os participantes a percorrerem um território admirável pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e aprazíveis lugares de montanha.

A tudo isto, juntamos uma paisagem deslumbrante e um património invejável, habitado por gente sorridente e hospitaleira, sob o olhar atento e generoso do Pai Minho, nome pelo qual é conhecido o rio Minho, percurso de água internacional que divide Portugal e Espanha.

Os primeiros 40 quilómetros da prova não oferecem dificuldades aos ciclistas, uma vez que decorrem em terreno plano, com o rio Minho à “espreita” em muitos pontos de passagem. A subida de Trute tem apenas 3000 metros, mas o primeiro e último quilómetro são exigentes.

Daqui, e após retomarem o percurso inverso, os participantes no Minifondo (73 km) encaminham-se para a meta, enquanto os restantes seguem em direção a Merufe, através das montanhas escarpadas que os levarão às subidas da Várzea, Santa Marinha e Cela, esta última, apenas para o Mediofondo (103 km).

Em Riba de Mouro, a viragem à direita conduzirá os participantes do Granfondo (127 km) em direção a Lamas de Mouro para cumprirem a última e maior dificuldade de todo o trajeto: A ascensão a Santo António de Vale de Poldros, lugar mágico onde a imensidão da paisagem apenas é comparável ao silêncio inspirador.

Em Pomares, Mediofondo (103 km) e Granfondo (127 km) voltam a juntar-se para irem ao encontro de Cristoval, a freguesia mais setentrional do país. O regresso a Melgaço, onde está instalada a partida e chegada da prova, far-se-á pela EN 301.

As últimas inscrições podem ser feitas em: https://registerandgo.net/?evento=971. Cada participante levará consigo o jersey oficial do evento, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho marca Soalheiro.


0 comentário

Comments


bottom of page