O céu de maio de 2022
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

O céu de maio de 2022



Ao início da segunda noite do mês iremos assistir ao ocaso da Lua junto ao planeta Mercúrio. Nesta altura do ano voltamos a cruzar-nos com as pequenas rochas e poeiras perdidas pelo cometa Haley, as quais parecem surgir de uma parte do céu (o radiante) muito próxima da estrela Eta da constelação do Aquário.


O pico da chuva de estrelas Eta Aquáridas irá ocorrer na madrugada de dia 5 sendo de contar, em condições de observação ideais, até três dezenas de meteoros por hora.

O quarto crescente terá lugar na madrugada de dia 9, enquanto que a Lua Cheia dar-se-á pelas cinco horas e um quarto de dia 16.


Como esta última efeméride irá suceder na zona da umbra da terra (região donde a luz do Sol é completamente tapada pelo nosso planeta) haverá lugar a um eclipse lunar total. No entanto, como esta efeméride terá início pelas duas horas e meia da madrugada (hora continental) apenas será observável na íntegra nas ilhas do Corvo e das Flores. Em Portugal continental este eclipse será visto apenas até ao final da fase total (fase em que a lua apresenta uma cor avermelhada, devido à luz dispersada pela atmosfera terrestre), altura em que se irá pôr.


Entre as madrugadas dos dias 16 e 17 iremos reparar como a Lua passa da constelação da Balança até junto de Antares, o coração da constelação do Escorpião.


Na madrugada de dia 22 a Lua será vista ao lado do planeta Saturno. Neste mesmo dia terá lugar o quarto minguante.


Já na madrugada de dia 25 iremos assistir ao nascer da Lua junto dos planetas Marte e Júpiter. De notar que a maior aproximação entre estes dois astro irá ocorrer no dia 29. Duas madrugadas depois a Lua irá passar numa direção tão próxima do planeta Vénus, que quem estiver na Indonésia ou Filipinas chegará mesmo a assistir à ocultação deste planeta pela Lua.


A finalizar o mês teremos a Lua Nova a meio de dia 30. Esta será a melhor ocasião para se observarem objetos celestes que requeiram céus escuros tais como galáxias, nebulosas ou aglomerados estelares.


Boas observações!


Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC e FCTUC)






















Figura: céu a sul pelas quatro horas e meia da madrugada de dia 16. Igualmente é visível a posição da Lua nas madrugadas de dia 23 e 25 e o radiante da chuva de estrelas Eta Aquáridas. (imagem adaptada de Stellarium)




0 comentário
bottom of page