top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"O Mundo ao Contrário" traz mais de 30 espetáculos a Paredes de Coura


Mais de 30 espetáculos por doze artistas oriundos dos mais diferentes países, como Austrália, Chile, Alemanha, França, Espanha, mas também de Portugal, bem como a presenças de bandas fazem de ‘O Mundo ao Contrário’ uma iniciativa ímpar ao nível da animação de rua, teatro-clown e novo circo, tendo por ponto alto o fim de semana de 29, 30 e 31 de julho pelas ruas, praças e esplanadas desta vila do Alto Minho. Entrada livre.



Já a partir desta segunda-feira, a vila de Paredes de Coura sugere oficinas de artes plásticas, construções LEGO®, robótica, pinturas faciais e leitura que proporcionam a grandes e pequenos liberdade à imaginação e criatividade, entre muitas outras propostas para rir e divertir, num evento muito especial, "onde se vira “de pernas para o ar” a rotina e a rigidez, permitindo que reine o inesperado e a fantasia", refere o Município de Paredes de Coura, em comunicado.

Organizado pelo Município, "O Mundo ao Contrário" reúne artistas nacionais e estrangeiros que transportam os participantes para um mundo ao contrário onde o riso, o deslumbre, a fantasia, a criatividade, o risco e o absurdo assumem um lugar especial na imaginação de pequenos e graúdos.

Murmuyo (Chile/Espanha), Rob Spence (Austrália), El Kote (Chile/França), Kokolores (Alemanha/Espanha), La Compañia Bergamotto (Espanha), Mundo Costrini (Chile), Mr. Copini (Chile), Spasmo Teatro (Espanha) e os portugueses Rui Paixão/Holy Clowns, Sílvia Barbosa, Boa Companhia e Nuvem Voadora, bem como as bandas Gooze e Crassh Recycled "prometem, dois anos depois de uma paragem forçada devido à pandemia, voltar a proporcionar muita magia, sonhos e fantasia a todos quantos vão passar por Paredes de Coura", garante o Município de Paredes de Coura.


ESPETÁCULOS E ANIMAÇÃO DE RUA


NUVEM VOADORA - Portugal | Os pássaros também voam

A natureza transforma-se com o tempo. Um palhaço e um anjo encontram-se no mesmo espaço. A música é um elo de ligação e de comunicação entre ambos. Os pássaros também voam é um espetáculo que se constrói com sons, paisagens e memórias sonoras. Um clown numa viagem-sem-tempo, com a sua bicicleta e com a sua casa-árvore. "Os pássaros também voam" é uma explosão de espanto, de admiração e de descoberta onde há uma constante relação com o mundo real e onírico.


EL KOTE – Chile/França | Aqui el único animal soy yo

Espetáculo de circo e teatro de rua que reúne técnicas de acrobacia, malabarismo, improvisação, provocação e humor, todo em perfeita sincronia com a música onde o público é enviado para outra realidade. O alto nível técnico do circo, complementa-se com as improvisações, dando vida a um género único de comunicação lúdica universal. Um cão, uma rã e o frango são as personagens deste pequeno circo onde o único animal é o seu dono.


MURMUYO - Chile/Espanha | Ami-Go

Em digressão pela cidade, Murmuyo tenta fazer novos amigos e aliados para partilhar a ideia de que "toda a gente pertence a toda a gente". Juntamente com o seu público, ele decidirá para onde ir e o que fazer. Cada espetáculo é uma nova viagem.


SILVIA BARBOSA - Portugal | Discos Perdidos

Depois de um tempo afastada da sua guitarra, Ritarrista vai, finalmente, apresentar o seu novo álbum: DISCOS PERDIDOS - uma coletânea de novas canções, cheia de novas pessoas. Essa é nova missão de Ritarrista: musicar todas as pessoas do mundo numa só canção. Afinem os ouvidos e deixem-se levar!


BOA COMPANHIA - Portugal | O Amor de Margarida

Peça de técnica mista, para palhaço e pianista. Os desamores de vários personagens numa boîte de pano. Amor de Margarida é um espaço de sonho e de sonhadores, onde a magia, o circo e a música têm lugar. Emoção e improvisação num momento único de risco e rara beleza poética.


KOKOLORES - Alemanha/Espanha | A Caixa de música

A rotina de uma boneca numa caixa de música leva-a a criar um plano de fuga. Nós, os espectadores, somos testemunhas e participantes neste plano imaginário. Quem disse que as caixas de música só fazem rir e sonhar as crianças?

Este espetáculo provocador, dominador, rítmico e com um humor inesperado mostra que até a música clássica e o ballet podem ser representados em teatro de rua. O espetáculo não é uma série sucessiva de acrobacias ou números perigosos, senão uma ficção que cativa a audiência. A história duma personagem que rompe barreiras e que se atreve a viver. Os espetadores esquecem-se dos seus quotidianos e voltam a casa com novo ar.


MURMUYO - Chile/Espanha | Su-sesso

A personagem de Murmuyo, o palhaço, surgiu há mais de 15 anos no Chile a partir do estudo do movimento e do gesto em ambiente urbano, que é o palco de Murmuyo. O objetivo era usar a imaginação exuberante para proporcionar experiências pouco comuns "fora da caixa". Murmuyo quebra a ordem das coisas, principalmente através do movimento e da expressão facial, levando os espectadores a níveis frenéticos de emoção através de vinhetas óticas envolventes, atos extravagantes e interações encantadoras com o público e curiosos inocentes.

"Su-seso taladro" é um espetáculo premiado, reconhecido e aclamado tanto em festivais europeus como sul-americanos. Os palcos do espetáculo são as ruas, onde Murmuyo usa o trânsito como estímulo para o seu excelente trabalho de improvisação e de provocação, onde as emoções despertam gerando um êxtase de sonhos e um auge de realidade.


KOKOLORES - Alemanha/Espanha | Le Grand Tour de Friends

A pistola é disparada e o show começa... dois rivais competem no "Grand Tour de Friends"! Os adversários fazem o que podem para estragar a vitória, usando todos os meios possíveis, desportivos ou não. O mais imaginativo vencerá!

Esta corrida está repleta de acrobacias acrobáticas na trickbike e minibike, humor e muitos disparates. Ele combina destaques vertiginosos e momentos de palhaçada num emocionante show de teatro! Experimente o circo e o humor neste espetáculo original e prepare-se para o grande final! Será que o seu favorito vai ganhar a corrida...?


MUNDO COSTRINI - Chile | Les Frikis

Les Frikis são um casal de comediantes, excêntrico e um pouco louco, que nos trazem um assombroso espetáculo de magia, circo, canto e baile, repleto de situações disparatadas e cómicas. Ela tem um talento natural para brilhar no palco, mas também consegue com a sua loucura arruinar cada momento do espetáculo. Ele é meticuloso, otimista e, apesar de sofrer com as situações ridículas e catastróficas da sua mulher, é capaz de manter uma cara séria. No entanto, eles têm a certeza de que só o amor lhes permitirá sair sãos e salvos deste acidentado e caótico espetáculo.



ROB SPENCE – Austrália | Best Of

Com o seu corpo aparentemente sem ossos e o seu rosto de borracha, Rob Spence é um poderoso personagem da comédia australiana. Combinando o stand-up acelerado com comédia visual e habilidades de palhaço virtuosas, as suas atuações têm sido descritas como "mímica com piadas finais"... em suma, ele é espirituoso para além das palavras.

Com um charme solarengo típico da Austrália e um sentido de humor louco, Rob Spence tem vindo a fazer rir o público pelo mundo inteiro há 37 anos. Rob dá vida a personagens como nenhum outro, nomeadamente o Matador Louco, Frankenstein o Dentista, o louco Lenhador do Canadá, o musculado Culturista, o combate de boxe do século e um Balão Encantado, para citar apenas alguns...


MUNDO COSTRINI - Chile - The Crazy Mozarts

The Crazy Mozart é um original concerto de música clássica onde nada é o que parece. Uma sinfonia de piadas e situações absurdas, onde o público participa ativamente em todos os momentos. Um espetáculo único para rir, maravilhar-se e cantar em conjunto com estes dois músicos loucos, que farão o impossível para sobreviver a este empolgante caos musical.


MR. COPINI - Chile | The Herock

Os gestos, movimentos e o riso são a linguagem universal, o que assegura a diversão total ao público. “The Herock” apresenta uma lenda do rock, herdeiro de superpoderes que juntando improvisação, técnica e bom humor nos apresenta um espetáculo cheio de energia e surpreendentes interações com um público que se entrega completamente ao ritmo do rock.


RUI PAIXÃO - Holy Clowns - Portugal | KINSKI - Roi de Rats (Espetáculo / Percurso)

Kinski - Roi de Rats é um espetáculo que conta a história de Kinski, um ator problemático e sem emprego que se vê na circunstância de ter de vender dentes de vampiro para sobreviver. Numa demonstração do potencial deste produto através da encenação de Nosferatu, Kinski acaba transformado num rato como forma de protesto e empesta toda a cidade.


LA COMPAÑÍA BERGAMOTTO - Espanha | "Party Time, a grande aventura de ser papá"

"A decisão de ter um filho é transcendental: é decidir que o teu coração caminhará sempre fora do teu corpo." Elizabeth Stone.

Party Time é um espetáculo que nos convida a fazer uma viagem ao mundo da paternidade e, no geral, ao das curas. Fazendo um paralelismo com Geppetto, que descobre o significado da paternidade com a sua marioneta, Bergamotto relata as vivências quotidianas com o seu adorável urso de peluche, com quem viverá aventuras emocionantes!

Teatro-Clown sem palavras baseado no humor branco, no jogo e na improvisação constante com o espetador. Uma obra de Teatro-Clown minimalista, caracterizada por instantes ternos e às vezes absurdos, que tenta, através da linguagem não verbal e a interação constante com o público, criar breves momentos de poesia escénica.


Spasmo Teatro - Espanha | Mix

Do caos surge a ordem! Uma teoria tão velha como certa e que neste espetáculo se vê confirmada como seria difícil de imaginar. Durante 50 minutos veremos uma sucessão de pequenas histórias da nossa vida quotidiana, sem aparente relação, mas profundamente ligadas. Mix vai-nos arrastar até descobrir que, sem nos darmos conta, estamos numa história com princípio e fim. O fio condutor deste espetáculo será marcado por quatro personagens principais que com um estilo peculiar “mimo-clown comiexlástico” de Spasmo nos farão ver o lado mais cómico do “habitual”.


BANDAS


GOOZE - Portugal

GOOZE explora a House Music de DJ’s populares, dando-lhe uma nova roupagem com características distintivas, mantendo a energia típica da House & Techno Music. Com 10 instrumentistas de sopro e percussão, GOOZE recria o ambiente de uma discoteca, normalmente associado à mesa de mistura do DJ, transpondo-a para o palco e para as ruas utilizando apenas instrumentos acústicos numa formação de marching band. Em todos os espetáculos, os GOOZE garantem conseguir criar um ambiente de euforia e festa, estabelecendo uma grande interação e partilha com o público.


CRASSH_RECYCLED - Portugal

Recycled é a versão em movimento de CRASSH levando junto do público toda a sua energia e interação. Não deixando ninguém indiferente, é um tipo de performance peculiar para miúdos e graúdos, divertido e cheio de surpresas, explorando sonoridades dos baldes e capacetes ou serrotes. As caraterísticas CRASSH mantêm-se presentes, integrando o público e a boa disposição.


RESIDÊNCIA ARTÍSTICA TEATRO

25 a 29 de julho

Criação: Gonçalo Fonseca

‘Da minha Janela’


WORKSHOPS

Largo Visconde de Mozelos

Sexta – 14h00 às 19h00

Sábado e domingo – 10h00 às 12h30 e 14h00 às 19h00


OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS

Rita Nicolau - Ó da Terra

‘Livro de Bolso’

Os Jogos do Helder


PINTURAS FACIAIS

Cavaleiros do Mar

Pinturas faciais de variados personagens e figuras para que as crianças se divirtam num mundo de fantasia.


OFICINAS 4MAKERS

Organização: Espaço Maker


LEGO – CAIXA DE BRINQUEDOS

Largo Hintze Ribeiro


DEVAGAR DEVAGARINHO

Durante os dias 29, 30 e 31 de julho poderás conhecer a vila de Paredes de Coura e passear pelas suas ruas num divertido comboio turístico.


INSTALAÇÕES/IMAGEM

Madalena Martins









0 comentário

Comments


bottom of page