top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

O que é que a Índia de 1509 e o Portugal de 2023 têm em comum? Descubra, esta quinta-feira, em Viana

Atualizado: 18 de out. de 2023

A partir d’A Farsa Chamada Auto da Índia, de Gil Vicente, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia o espetáculo Da Índia?! com encenação de Ricardo Simões, esta quinta-feira, dia 19 de outubro, às 21h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Uma comédia em que se critica a sociedade portuguesa de outrora com adaptações ao Portugal atual.




casal em palco, conversando sentado, num puf e numa cama

SINOPSE:

Em 1509, Gil Vicente apresentou a Farsa chamada Auto da Índia à rainha D. Leonor. Apesar de ser o primeiro texto nacional sobre as navegações portuguesas, o autor escolheu debruçar-se sobre a mudança do paradigma político e social, em vez de glorificar os feitos dos seus compatriotas. O que se passa entre um punhado de personagens dentro de uma só casa é o foco de toda a ação que nem sequer se passa na Índia. Isso e o Portugal de 2023 é o que nos faz perguntar… Da Índia?!


No ensaio de imprensa a que a Peneda Gerês TV assistiu, esta terça-feira, o encenador Ricardo Simões explicou que Da Índia?! resulta de uma partilha de ideias, uma cocriação, em que todos os elementos da companhia de teatro participaram. O objetivo é “a partir do texto integral de Auto da Índia, de Gil Vicente, fazer uma dramaturgia para que, a partir das questões que são tratadas no Auto da Índia de 1509, pudéssemos falar de algumas questões do Portugal de 2023.”

uma mulher de vestido, sentada entre dois homens, em palco
Ricardo Simões, Marta Bonito e Alexandre Calçada

O espetáculo faz parte do projeto de Teatro Escolar que a companhia desenvolve, servindo, assim, dois propósitos: o público em geral, e o público escolar do 3.º ciclo (7.º, 8.º, 9.º anos), tornando obras de leitura obrigatória neste ciclo de estudos, “mais apelativas e contemporâneas”, considera o encenador, que é também Diretor do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. Ricardo Simões disse que está já confirmada a presença de algumas escolas do concelho para assistirem a esta peça na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, e adiantou que, em maio de 2024, o espetáculo irá voltar a ser apresentado nas escolas que não tiverem possibilidade de se deslocar ao teatro.

ecrã com projeção de um filme onde se lê "Auto da Índia"
A peça conta com videografia de João Grisantes

Da Índia?! reflete sobre os feitos (e desfeitos) de Portugal abordando temas da sociedade portuguesa atual (o custo de vida, emprego, habitação, papéis sociais atribuídos ao homem e à mulher, alimentação, taxas e impostos, etc.). Estará em cena de 19 a 29 de outubro, com sessões quinta-feira, dia 26 de outubro, às 19h00, sextas às 21h00, sábado dia 21, às 19h00 e dia 28 às 21h00 e domingos às 16h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.

homem e mulher sentados em pufs desfrutando de um copo de vinho enquanto assistem a um vídeo

Com duração aproximada de 65 minutos, Da Índia?! é um espetáculo com assistência de encenação de Adriel Filipe, videografia de João Grisantes, interpretação de Alexandre Calçada, Marta Bonito numa cocriação de Ana Barbosa, Alexandre Calçada, Adriel Filipe, João Grisantes, Marta Bonito, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.


No dia 28 de outubro, o Serviço Educativo da companhia vianense dinamiza um Digestivo – Conversas Pós Espetáculo e Tradução em Língua Gestual Portuguesa. Todas as sessões contam com Reconhecimento de Palco (mediante pré-inscrição) e Legendas em Inglês.


O espetáculo conta com apoio do Turismo do Porto e Norte.




0 comentário

Comentários


bottom of page