"Odisseia Nacional" passou por Ponte de Lima e pôs público a refletir sobre acessibilidade cultural
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Odisseia Nacional" passou por Ponte de Lima e pôs público a refletir sobre acessibilidade cultural



O Município de Ponte de Lima e o Teatro Diogo Bernardes receberam o arranque do projeto artístico e cultural Odisseia Nacional, estruturado a partir de várias ações, numa programação difundida por todo o território nacional que abrangerá mais de 90 municípios de todos os pontos do país.

Assim, no dia 26 de janeiro foi inaugurado, no Município de Ponte de Lima, o programa da Odisseia Nacional promovido pelo Teatro Nacional D. Maria II dedicado aos mais jovens com o “Laboratório Teatral - Convidar, conhecer e construir”, que foi ao Agrupamento de Escolas António Feijó e ao Agrupamento de Escolas de Arcozelo, com a ação Podemos entrar? para os alunos das turmas do 9.º ano de escolaridade. Este laboratório foi coordenado por Marco Paiva, da estrutura artística Terra Amarela e constitui parte da sua proposta de encenação do espetáculo “Zoo Story”. O “Laboratório Teatral - Convidar, conhecer e construir” teve um segundo momento - depois da apresentação do espetáculo no Teatro Diogo Bernardes, no dia 27 de janeiro para o público escolar - com "uma conversa em que equipa artística e o público esclareceram dúvidas e curiosidades, planearam o futuro desejado e construíram juntos um documento comum sobre o que todos nós podemos vir a ser enquanto sociedade.", refere o Município de Ponte de Lima em comunicado.


Ainda no âmbito deste projeto, no dia 26 de janeiro, entre as 18 e as 22 horas, realizou-se no Auditório Rio Lima, em Ponte de Lima, a Oficina de Prática Teatral “Territórios Poéticos”, destinada aos grupos de teatro do concelho de Ponte de Lima. “Territórios Poéticos” é uma oficina de prática teatral que "propõe a quem participa explorar a visão sobre o que entende de si e do outro, os territórios que ocupa (plano da consciência) e as geografias que pretende habitar (plano do inconsciente), caminhando do real para a ficção." Durante esta sessão, os participantes criaram, juntos, um novo território. Um território feito de cada uma das pessoas do coletivo. A Oficina contou com a participação de membros dos grupos GACEL, Duplaface Companhia das Artes, Art’ In Facha – Associação Cultural e Recreativa, Companhia das Artes Performativas em Movimento da APPACDM e Pequenos Atores do Lima.

O Município de Ponte de Lima salienta a sessão realizada para público escolar do "espetáculo “Zoo Story” no dia 27 de janeiro, pelas 10h30, com a presença de 220 alunos e professores do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima e do Agrupamento de Escolas de Arcozelo." Os alunos foram convidados a conhecer uma outra língua - Língua Gestual Portuguesa -, que se expressa com o corpo todo, através de um espetáculo que se apreende com todos os sentidos. Em Zoo Story a palavra dita é substituída pela palavra gestuada, através do desempenho de dois intérpretes surdos. "Tratou-se assim de uma proposta de reconhecimento da diversidade como um espaço facilitador de encontros e uma forma de colocar a comunidade escolar a refletir e discutir as questões da igualdade de oportunidades, da inclusão e acessibilidade cultural.", conclui.



0 comentário
bottom of page