top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Oficinas de Criatividade Himalaya celebraram 1º aniversário com várias atividades


O Dia Nacional da Energia, 28 de maio, foi um pretexto incontornável para a abertura das Oficinas de Criatividade Himalaya, por forma a celebrar e evocar antigos saberes do cientista arcuense, o aproveitamento da energia Solar. Nas celebrações de 1.º aniversário das Oficinas foi, ainda, inaugurado o “Espaço Minerais e Rochas – Coleção Silva Ferreira”.



A comemoração do 1.º aniversário teve início com um workshop sobre fornos solares e a preparação do almoço Solar, envolvendo as famílias e proporcionando o contacto com um ambiente de sensibilização para práticas mais sustentáveis.


Os visitantes puderam ainda visitar a exposição temporária, intitulada “Olhares”, que reúne obras realizadas pelos alunos do agrupamento de Escolas Valdevez, e experimentar técnicas de estampagem e transformação de plásticos nas oficinas Steamalaya, com abordagens ao Ambiente e às Artes.



A programação deste 1.º aniversário ficou marcada pela inauguração do “Espaço Minerais e Rochas – Coleção Silva Ferreira”, composto por 1075 amostras de Minerais e Rochas, mas também Fósseis e Meteoritos, refletindo a geodiversidade do nosso Planeta, as quais foram doadas pelo Dr. José Silva Ferreira, médico por profissão e arqueólogo/geólogo por paixão, ao Município.

Tendo como objetivo a divulgação científica, a partilha de conhecimento e a promoção da sustentabilidade, as Oficinas de Criatividade Himalaya apresentaram, ao longo do ano, uma programação impactante e abrangente, destinada a vários públicos.

Foram promovidas atividades para crianças dos 6 aos 12 anos, famílias, Seniores +55 e público em geral, com destaque para palestras no âmbito do projeto Arcuenses com Ciência e exposições temporárias, com o intuito de despertar a curiosidade para a experiência e para o contacto com novos temas, materiais e suportes.


"No mês do primeiro aniversário, alcançaram-se os cerca de 8000 visitantes", regista o Município. Para este resultado contribuiu, de forma determinante, a cada vez mais expressiva participação da comunidade.

Neste último ano de atividade, este espaço pôde contar com a colaboração de muitos, a quem o Município deixa um reconhecido agradecimento. Pais, professores, famílias, crianças, alunos, escolas, instituições, empresas, investigadores, todos que contribuíram para uma história notável, de grandes realizações e resultados.


Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, adiantou que “Queremos toda a comunidade cada vez mais envolvida e próxima na promoção da Cultura, da Ciência e do desenvolvimento Sustentável”.



0 comentário

Comments


bottom of page