top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Oficinas de Criatividade Himalaya - Centro Ciência Viva dos Arcos celebrou Semana Mundial do Espaço



As Oficinas de Criatividade Himalaya - Centro Ciência Viva dos Arcos celebrou a Semana Mundial do Espaço, que se assinala de 4 a 10 de outubro, com várias atividades para todos.

As celebrações tiveram início com a estreia do filme "Da Terra ao Universo" na tarde de 7 de outubro. Foi uma viagem através do espaço e do tempo, onde o público pôde aprender sobre a história da astronomia, a invenção do telescópio e os gigantescos telescópios atuais que nos permitem desvendar cada vez mais os mistérios do Universo. Este filme integra agora a oferta de fim de semana das Oficinas de Criatividade Himalaya e pode ser visto às sextas feiras, às 16h00.


De seguida, houve uma atividade com as escolas em que os alunos partiram à descoberta do mundo das partículas elementares, através da construção de câmaras de nuvens. Para tal, contaram com a colaboração dos Investigadores Raul Sarmento e Henrique Carvalho do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, da Universidade do Minho.

No sábado, dia 8 de outubro, foi a vez de os mais novos embarcarem na aventura pelo espaço. Através da construção e lançamento de foguetões, não só aprenderam como se divertiram, pois para cada ação, há uma reação.

A Semana Mundial do Espaço – World Space Week é celebrada anualmente, de 4 a 10 de outubro, em mais de 95 países em todo o mundo. Foi instituída pelas Nações Unidas com o propósito de assinalar “as contribuições da ciência e tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana” e é considerado o maior evento à face da Terra dedicado ao Espaço.



0 comentário

Comments


bottom of page