top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Onda de calor leva a medidas especiais de prevenção contra incêndios em Vila Verde

21 de Agosto, 2024

Os serviços de proteção civil instalaram no Vade, no norte do concelho de Vila Verde, um posto avançado de intervenção para o combate a incêndios, neste período de agravamento dos níveis de risco e perigosidade, revelou a autarquia.



bombeiros e proteção civil cumprimentando uma pessoa

Sob a responsabilidade do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado, a Equipa de Pré-Posicionamento no Vade é constituída por 14 elementos oriundos dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Esposende, Barcelinhos e Viatodos.


“É uma estrutura de intervenção que vem reforçar a proximidade da proteção civil num ponto nevrálgico do território, garantindo uma resposta mais rápida e eficaz a potenciais focos de incêndio”, sustentou o vereador Patrício Araújo, responsável pelo pelouro da proteção civil na Câmara de Vila Verde.


Em visita ao pavilhão do Vade, onde a equipa está instalada, Patrício Araújo fez questão de reiterar a cooperação do Município com as forças de segurança e de proteção civil, de forma a assegurar as melhores condições de acomodação e de trabalho aos bombeiros e o reforço de medidas de prevenção e combate aos fogos.


No Vade, a Equipa de Pré-Posicionamento dispõe de um veículo pesado e outro ligeiro de combate a incêndios, um camião de abastecimento e um carro de comando.


“É uma equipa multifacetada e de intervenção rápida para atuar logo que seja detetado o potencial fodo de incêndio, para evitar a propagação do fogo”, explicou Patrício Araújo, acompanhado pelo coordenador municipal da proteção civil, João Costa.


O autarca chamou a atenção para a situação de risco elevado, com particular relevo para as zonas rurais, face à onda de calor que se vai estender ao longo da próxima semana, em que as temperaturas poderão superar os 40ºC.


Conforme recomenda a Direção-Geral da Saúde, as pessoas devem reforçar algumas medidas preventivas para minorar o impacto das temperaturas elevadas, dando atenção especial a grupos mais vulneráveis – tais como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.


De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, neste período é proibido realizar queimadas ou fogueiras – incluindo para lazer ou confeção de alimentos –, lançar qualquer tipo de foguetes ou balões com mecha acesa, fumar em espaços florestais e vias que os circundem.


As pessoas devem ainda ter especial atenção na realização de trabalhos agrícolas e florestais de forma a evitar situações de risco que possam originar fogo. Além disso, as pessoas devem assumir alguns comportamentos para se proteger dos efeitos negativos do calor intenso, como manter-se hidratadas, procurar ambientes frescos, beber água ou sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00.





0 comentário

Comments


bottom of page