top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Pét-nat e bombons recheados com gelado aromatizado com alvarinho Dona Paterna na Festa do Espumante

A marca de vinhos Dona Paterna volta a marcar presença na Festa do Espumante de Melgaço, evento que honra os espumantes da sub-região de Monção e Melgaço, presenteando os visitantes com duas novidades: o pét-nat PET-ERNA e um bombom recheado com gelado aromatizado com o seu espumante de alvarinho e frutos vermelhos. O certame arranca hoje, e prolonga-se pelo fim de semana, no Largo do Mercado Municipal de Melgaço.




homem e mulher fazendo brinde com copos de espumante

"Nesta edição queremos dar a conhecer o nosso mais recente produto o pét-nat Pet-erna. É ousado e saboroso. Um vinho para abrir novos horizontes.", garante o produtor da Dona Paterna, Carlos Codesso. Elaborado a partir de uvas 100% alvarinho e de forma ancestral, o Pet-erna já conquistou os amantes do vinho. Trata-se de um vinho espumante natural produzido pela Dona Paterna, na sub-região de Monção e Melgaço.


"Designado como pét-nat (abreviatura de Péttilant Naturel), este néctar sofre a menor intervenção possível, sem qualquer tipo de adições, sendo o processo de fermentação conduzido de forma natural, como nos primórdios da criação do espumante", explica a Dona Paterna.


garrafa de pétillant-naturel com cápsula metálica

Ao contrário do espumante tradicional, o pét-nat não tem adição de sulfitos e de conservantes, assim como não passa pelo processo de filtragem, do dégorgement ou adição de açúcar. Termina a fermentação na garrafa, vedada com cápsula metálica, cujo método exige uma enorme precisão do produtor. "Temos de o engarrafar no momento certo, antes de todo o açúcar ser consumido. A fermentação é depois finalizada na garrafa, libertando o “gás” natural que lhe é tão particular.", diz Carlos Codesso.

Com um teor alcoólico de 12%, o Pet-erna, pelo seu sedimento natural, apresenta-se mais turvo do que o espumante e com sabores mais complexos. Pode ser apreciado sozinho ou com assados e grelhados.



PARA COMPLETAR A VISITA: UMA PROPOSTA GASTRONÓMICA IRRESÍSTIVEL


A marca melgacense volta, uma vez mais, a apostar numa iguaria gastronómica confecionada com um dos seus produtos, desta vez com o Espumante Bruto 100% Alvarinho. A gulodice surge de uma parceria com Elisangela Castro, do espaço gastronómico Sabor do Céu, que nos conta que "teremos um bombom de chocolate, recheado com um gelado cremoso, aromatizado com espumante de alvarinho Dona Paterna e frutos vermelhos."


Confecionada de forma artesanal, a proposta gastronómica será apresentada na Festa do Espumante. Os curiosos poderão encontrar a iguaria no stand da produtora – Sabor do Céu, e no espaço físico sito na Rua velha nº 135 – Melgaço (Tlm. 934 352 915).


NO STAND DONA PATERNA OS VISITANTES PODERÃO PROVAR OS ESPUMANTES CLÁSSICOS: O BRUTO 100% ALVARINHO E O ROSÉ


O evento vai, para além de diferentes produtores de espumante, reunir produtores de produtos locais e restaurantes e proporcionar sessões de showcooking e harmonizações, provas comentadas e animação musical.

tenda gigante para eventos

Dirigida ao público em geral, mas também aos profissionais ligados ao mundo dos vinhos, à hotelaria e restauração, a jornalistas e críticos, a Festa do Espumante de Melgaço, que vai na sua IX edição, assume-se como um momento de convívio entre os produtores e os apreciadores de espumante, mas, também, um evento promotor de negócios. O certame inaugura, esta sexta-feira, às 18h00.





0 comentário

Comments


bottom of page