Padrinho da "Foda à Monção" vai ser homenageado com "Rua Evaristo Cardoso" | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Padrinho da "Foda à Monção" vai ser homenageado com "Rua Evaristo Cardoso"

Homenageado pelo Município, Evaristo Cardoso, natural de Monção, fundador e proprietário do “Solar dos Presuntos”, falecido no dia 20 de dezembro, terá uma rua com o seu nome. Anúncio foi feito por ocasião do Dia do Município de Monção, assinalado a 12 de março.




Após três anos sem celebrações, devido à pandemia, realizou-se, na manhã deste domingo, 12 de março, no Auditório do Cine Teatro João Verde, a sessão solene do Foral Municipal, outorgado pelo Rei D. Afonso III, em 1261. "Uma comemoração onde exaltamos a nossa identidade coletiva e homenageamos os monçanenses que deixam marca no concelho, no país e no mundo", salienta o Município de Monção em comunicado.

Este ano, o município distinguiu o Centro Paroquial e Social de Barbeita como Instituição de Mérito - Medalha de Cobre. A condecoração foi entregue ao Padre Américo Alves, principal artífice do trabalho solidário e frutuoso desenvolvido pela instituição junto da comunidade.

três homens em palco, um segurando um documento
Padre Américo Alves, recebendo a condecoração por parte do Presidente e Vice-Presidente da Câmara, António Barbosa e João Oliveira, respetivamente.

"Um reconhecimento justo e merecido por 25 anos de dedicação ao próximo, através das valências de estrutura residencial para idosos, serviço de apoio domiciliário, centro de dia, centro de convívio e creche", justifica.

VOTOS DE LOUVOR A NOVE HERÓIS DA SUBZONE

Aprovados na reunião de Câmara Municipal, no passado dia 22 de fevereiro, foram entregues votos de louvor aos elementos da Subzone – Search and Rescue Team que participaram nas operações de busca, salvamento e resgate, na sequência do sismo verificado na fronteira entre a Turquia e a Síria.

homens e mulheres em palco, recebendo palmas
Elementos da Subzone, que participaram em missão de resgate e salvamento na Turquia

"Desta forma, com orgulho, enaltecemos a coragem, determinação, altruísmo e humanismo dos nove heróis: Gonçalo Nuno Oliveira, João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos".

HOMENAGEM A EVARISTO CARDOSO

Na passagem do 762.º aniversário da fundação do concelho, o Município de Monção prestou uma "homenagem simbólica e sentida ao nosso conterrâneo e amigo Evaristo Cardoso, embaixador da gastronomia monçanense e nacional, falecido no passado dia 20 de dezembro."

Cidadão de Mérito do Município de Monção, foi padrinho da candidatura vencedora do “Cordeiro à Moda de Monção”, no concurso”7 Maravilhas à Mesa”.

Ao longo da sua vida, nos mais variados palcos e mesas, o “Evaristo do Lila” ou “Evaristo do Solar”, como era conhecido, defendeu e promoveu, com total dedicação e imensurável paixão, a sua terra, Monção. Para ele, a capital de Portugal.

Neste dia [12 de março 2023], António Barbosa ofereceu à família, a esposa, Dona Graça, e os filhos, Pedro e Márcia, um painel de azulejos, criado por Ricardo Campos, com poema de Ilídio Castro. O mesmo que foi audível na plateia numa declamação, em vídeo, do ator António Capelo.

homens e mulheres em palco, vendo um painel de azulejos de homenagem ao monçanense Evaristo Cardoso
Entrega de painel de azulejos à família de Evaristo Cardoso

No futuro, anunciou António Barbosa, uma rua de Monção terá o nome de Evaristo Cardoso. “Vamos apresentar a proposta à Comissão de Toponímia e, estou certo, que será aceite por todos”, adiantou o autarca.

Antecedida por saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, o dia comemorativo da celebração do Foral Afonsino continuou, na parte de tarde, com a mesa redonda “A importância do livro e da leitura”, com a presença do escritor Pedro Chagas Freitas e a bibliotecária Manuela Barreto Nunes.

“Estou orgulhoso com o passado, esperançado no presente e confiante no futuro da nossa terra. É um sentimento que cresce de dia para dia. Alicerçado nas minhas convicções pessoais, na competência e visão das pessoas que estão comigo neste desafio aliciante e na capacidade empreendedora, cívica e associativa dos monçanenses”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.




0 comentário
bottom of page