top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Paredes de Coura acolhe amanhã Cortejo Histórico das Festas do Concelho


O Município de Paredes de Coura perspetiva o Cortejo Histórico, este sábado, 13 de agosto, a partir das 15h30, como "um dos momentos altos destas regressadas Festas do Concelho".

Percorrendo as principais ruas da vila de Paredes de Coura, o Cortejo Histórico vai recuperar os mais significativos factos sociais, políticos, económicos, militares, culturais e religiosos, desde a Terra de Coyra até aos nossos dias, percorrendo marcos importantes como a concessão do Foral do Concelho, a constituição da Comarca de Paredes de Coura, os Combates da Travanca, mas também recordando figuras relevantes no plano local e nacional como Frei Redento da Cruz, Miguel Dantas, Narciso Alves da Cunha e Aquilino Ribeiro.


Neste quadro histórico figurado, "o nosso Cortejo Histórico também recorda o 25 de Abril de 1974 através de registos fotográficos, num desfile que vai ter cerca de 200 figurantes vestidos com roupa da época, ao que se juntam carros alegóricos alusivos a Aquilino Ribeiro, à Caixa dos Brinquedos, à Caixa de Música e ao Festival [de Folclore].", destaca o Município.


Para além do Cortejo Histórico, o sábado começa bem cedo com as arruadas de grupos de bombos, como os Amigos da Farra (Padornelo), Figueiras na Rua (Rubiães), Os Trovoada (Romarigães) e Amigos da Borga (Fafe), prolongando-se com o encontro de Bandas de Música, de Vilela e Pevidém, no Largo Visconde de Mozelos, e a atuação dos Kalhambeke, a partir das 22h00, no Largo 5 de Outubro. No sábado tem lugar ainda a missa vespertina com Sermão a Santo António, pelas 19h00, na Igreja Matriz.


Para o último dia (14 de agosto) está reservada a Missa à Senhora das Dores (11h00), bem como a imponente Procissão (17h00) antecedida pela Saudação aos Idosos da Santa Casa (14h45), recaindo nas Bandas Musicais de S. Martinho do Campo e de Tangil a componente melodiosa e harmoniosa com que encerram as Festas do Concelho de Paredes de Coura.


0 comentário

Comments


bottom of page