Paredes de Coura acolhe conferência "Elzira Dantas Machado - Pátria e República" no próximo sábado
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Paredes de Coura acolhe conferência "Elzira Dantas Machado - Pátria e República" no próximo sábado



Dia 29 de janeiro, pelas 11h00, na Casa do Conhecimento em Paredes de Coura, no âmbito do Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”.


A conferência, a ser proferida pelo Prof. Doutor António Pires Ventura, Professor Catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa e diretor da Revista da Faculdade de Letras de Lisboa e do Centro de História da Universidade de Lisboa, abordará o percurso biográfico de Elzira Dantas Machado, com destaque para o seu relacionamento com Bernardino Machado e sua inserção nos movimentos femininos e republicanos da I República.


Seguir-se-á a mesa redonda moderada pelo Presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, e contará com a participação de um reputado painel de investigadores, constituído pelo Doutor Aquilino Machado, professor assistente convidado do IGOT e investigador do Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa, Laboratório TERRA, pelo Doutor José Cândido Oliveira Martins, Professor Associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa e também pelo Prof. Doutor António Pires Ventura.


A sessão terminará com uma visita à exposição no Arquivo Municipal de Paredes de Coura com curadoria do Doutor Aquilino Machado “Mantelães: uma Geografia Sentimental de Elzira Dantas Machado”. A conferência “Elzira Dantas Machado - Pátria e República” será transmitida online através do link: https://www.facebook.com/municipiodeparedes de Coura



Ciclo de Conferências "Estórias do Minho - Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária"

O Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” que percorre os 24 municípios do Minho pretende valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar. O Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” surge no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.




0 comentário
bottom of page