Prossegue no próximo sábado, 23 de setembro, pelas 16h00, mais uma iniciativa no âmbito da recente inauguração da obra de reabilitação de ‘A Casa Grande de Romarigães’, com mais uma sessão das Conversas na Casa Grande, com o palestrante Álvaro Domingues à conversa com Aquilino Machado.
Recorde-se que evocando os 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro, o Município de Paredes de Coura promove as Conversas na Casa Grande, um ciclo que privilegia os grandes temas de A Casa Grande de Romarigães, como a palavra, a paisagem e a arquitetura, tendo para o efeito convidado os palestrantes Ricardo Araújo Pereira que conversou com Vitor Paulo Pereira (na inauguração a 29 de julho), Álvaro Domingues com Aquilino Machado (23 setembro, pelas 16h00) e Manuel Cordeiro/Nuno Figueiras tendo por interlocutor Ricardo Pedroso Lima (7 de outubro), respetivamente.
Entretanto, com o arranque de um novo ano escolar, e contrariamente ao período de Verão, agora as visitas à Casa Grande Romarigães só se realizam mediante marcação prévia pelo e-mail turismo@paredesdecoura.pt ou pelo telefone 251 780 100.
A Casa Grande de Romarigães
A narrativa da Casa Grande de Romarigães constrói-se a partir de manuscritos encontrados no restauro da casa que foi solar dos Meneses e Montenegros e conta-nos a história das sucessivas gerações que, para o bem e para o mal, a habitaram. Uma trama ficcional que começa no tempo dos Filipes, mas que se estende por inúmeros momentos marcantes da nossa História, nomeadamente a Guerra da Independência, as Invasões Francesas e a Guerra dos Dois Irmãos.
Aquilino Machado
Aquilino Machado é geógrafo, Professor Assistente Convidado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, e Professor Adjunto Convidado, na Escola Superior de Hotelaria Turismo do Estoril (ESHTE). No Centro de Estudos Geográficos, da Universidade de Lisboa, encontra-se associado aos grupos de Investigação em Turismo, Património e Território (TERRITUR) e de Dinâmicas e Políticas Urbanas e Regionais (ZOE). A sua investigação foca-se na geografia literária, na geografia do turismo e em estudos urbanos. Nos últimos anos tem trabalhado como guionista de documentários e desenvolvendo conteúdos para itinerários culturais que nos falam da importância da memória na cidade de Lisboa.
Álvaro Domingues
É geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela FLUP e Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), e investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU – FAUP).
Entre outras obras, é autor de “Paisagem Portuguesa”, com Duarte Belo (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2022), “Paisagens Transgénicas” (Museu da Paisagem, 2021), “Volta a Portugal” (Contraponto, 2017), “Vida no Campo” (Dafne, 2011) e “A Rua da Estrada” (Dafne, 2009).
Publica regularmente (texto e fotografia) em jornais e revistas generalistas e especializadas, e participa em conferências, exposições e eventos de divulgação científica e de performance artística.
Enquanto ensaísta interessa-se sobretudo pela metamorfose recente da sociedade e do território portugueses.
Comments