Os filmes ‘A Guerra’, de Joaquim Furtado, ‘A Costa dos Murmúrios’, de Margarida Cardoso, e ‘A Metamorfose dos Pássaros’, de Catarina Vasconcelos, integram o ciclo de cinema e audiovisual ‘Memórias da Guerra em África’ com que o Centro Mário Cláudio recupera para este fim de semana de 10, 11 e 12 de março, o ciclo ‘A Guerra em África’, com lugar no Centro Cultual.
Desde o ano passado, o ciclo 'A Guerra em África' tem trazido a Paredes de Coura exposições, debates e exibições, tendo por referência os conflitos que se travaram nas três frentes, Guiné, Angola e Moçambique.
Com encontro marcado para o Centro Cultural de Paredes de Coura, este ciclo de cinema e audiovisual ‘Memórias da Guerra em África’ para além da projeção dos filmes também contempla o encontro de Joaquim Furtado com Jorge Campos, na tarde de sábado, precedido pela projeção de ‘A Guerra’, bem como de curtas-metragens do ESMAD, Escola Superior de Media Artes e Design, do Politécnico do Porto.
Recorde-se que este ciclo ‘A Guerra em África’ tem o apoio do Município de Paredes de Coura e é complementado por um importante acervo documental facultado pelas gentes courenses, que responderam ao desafio colocado pelo Centro Mário Cláudio com a significativa disponibilização de fotografias, cartas e aerogramas, fardamento e condecorações, além de objetos ilustrativos do quotidiano das tropas.
"Com estes testemunhos, fica o registo da forma como, nas famílias dos militares, e já não no teatro bélico, se viveram duas décadas que dolorosamente marcaram a nossa história, individual e coletiva, e bem assim todo o imaginário daí resultante, pelo que as iniciativas que vêm desde outubro do ano passado foram pensadas como pretexto de reflexão e relembrança, e de respeitosa homenagem à memória de quem morreu e sofreu.", explica o município em nota de imprensa.
CICLO DE CINEMA E AUDIOVISUAL | 10, 11 e 12 MARÇO | CENTRO CULTURAL
Programa:
10 de março - 21h30
‘A Costa dos Murmúrios’, de Margarida Cardoso
11 de março - 14h00
‘A Guerra’, de Joaquim Furtado | Sessão de 2 episódios
16h30 - Curtas-Metragens ESMAD
17h00 - Encontro de Joaquim Furtado com Jorge Campos
12 de março - 15h00
A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos
A Costa dos Murmúrios
No final dos anos 60, Evita (Beatriz Batarda) chega a Moçambique para casar com Luís, um estudante de matemática que ali cumpre o serviço militar. Evita rapidamente se apercebe que Luís já não é o mesmo e que, perturbado pela guerra, se transformou num triste imitador do seu capitão, Forza Leal. Quando os homens partem para uma grande operação militar no Norte, Evita fica sozinha e, no desespero de tentar compreender o que modificou Luís, procura a companhia de Helena, a mulher de Forza Leal. Submissa e humilhada, Helena é prisioneira na sua casa, onde cumpre uma promessa. É ela quem revela a Evita o lado negro de Luís... Perdida num mundo que não é o seu, Evita apercebe-se da violência de um tempo colonial à beira do fim.
"A Costa dos Murmúrios", realizado por Margarida Cardoso, é uma adaptação do romance homónimo de Lídia Jorge, a sua obra mais célebre, que aborda um momento ainda doloroso e com muitas feridas abertas da História de Portugal.
A Metamorfose dos Pássaros
Misturando documentário e ficção, este filme parte da história da família de Catarina Vasconcelos, a realizadora, com especial foco na avó paterna, que nunca chegou a conhecer, e na própria mãe. Nas palavras da realizadora, este é um filme “sobre a mãe do meu pai. A minha mãe. As mães. As mães das mães. As mães das mães das mães. Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em liberdade”.
Estreado no Festival de Berlim, onde recebeu o Prémio da Crítica Internacional, “A Metamorfose dos Pássaros” tem somado distinções em vários festivais, entre eles o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vílnius (Lituânia); Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei (Taiwan); Prémio de Melhor Filme no Festival Dokufest (Kosovo); Prémio Zabaltegi – Tabakalera, no Festival de Cinema de San Sebastián (Espanha); Prémio do Público no IndieLisboa; e os prémios do público e de contribuição artística no Festival de Cinema de Curitiba (Brasil). Esta é a estreia em longa-metragem de Vasconcelos, depois da curta “Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso” (2014).
Comments