Paredes de Coura organiza XIV Jornadas Micológicas do Corno de Bico
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Paredes de Coura organiza XIV Jornadas Micológicas do Corno de Bico



O Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Corno de Bico (CEIA) recebe este sábado, 3 de dezembro, as XIV Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2022, organizadas pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Associação Micológica "A Pantorra". Inscrições limitadas.

De acordo com o Município, a presente edição, é "realizada propositadamente durante o final do outono e o início do inverno para dar a conhecer aos participantes uma perspetiva sobre as espécies de fungos que ocorrem na PCCB nesta altura do ano", com o objetivo de "desenvolver um conjunto de atividades capazes de proporcionar aos participantes algumas ferramentas indispensáveis à prática de atividades micológicas de forma responsável, segura e ambientalmente correta."


Assim, durante a manhã realiza-se um percurso micológico na Paisagem Protegida do Corno de Bico (PPCB), para recolha e identificação de espécies de fungos que ali ocorrem durante o final do outono e o início do inverno, desenvolvido sob orientação de experientes monitores afetos à Associação Micológica “A Pantorra”. No decorrer deste percurso os monitores abordarão temáticas como: os fungos e o seu habitat; nutrição dos fungos; comestibilidade e toxicidade; taxonomia e carateres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo.


Ao fim da manhã, no CEIA realiza-se o já tradicional ‘Picnic Partilhado’, no qual cada participante apresenta um petisco da sua autoria, não necessariamente baseado em cogumelos. Durante a tarde realizam-se simultaneamente duas oficinas. Uma de produção caseira de cogumelos em Pellets e borras de café, e outra de conservas de cogumelos silvestres, orientada por Hugo Ferreira, Firmino Esteves, Cassiano Monteiro e Hermengarda Urbano, bem como uma saída de campo complementar ao percurso matinal, direcionada aos participantes que não desejem participar nas oficinas propostas.


Finalmente, depois do encerramento das oficinas propostas, realiza-se a já habitual oficina de identificação e exposição das espécies recolhidas, sob orientação de elementos afetos à Associação Micológica "A Pantorra".


As XIV Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2022 encerram na EB2/3, S de Paredes de Coura depois de servida a tradicional Ceia Micológica, com algumas propostas gastronómicas baseadas nos cogumelos silvestres.


PROGRAMA:

08h30 - Abertura do Secretariado no CEIA

09h15 - Saída de Campo - Percurso Micológico na PPCB

12h30 - Regresso ao CEIA - Almoço (Picnic partilhado)

14h00 - Oficina de produção caseira de cogumelos saprófitos (Pleurotus ostreatus) em pellets e borras de café – Oficina de Manualidades do CEIA; Oficina de conservas de cogumelos silvestres – Refeitório/Cozinha do CEIA; Saída de Campo – Percurso Micológico na Colónia Agrícola da Chã de Lamas - imediações do CEIA

17h00 - Oficina de Identificação e Exposição de Espécies Recolhidas - CEIA

19h30 - Deslocação para a EB2/3, S de Paredes de Coura

20h00 - Ceia Micológica - Propostas à Base Cogumelos Silvestres - EB2/3, S de Paredes de Coura

22H30 - Encerramento das Jornadas



0 comentário
bottom of page