Plano de Recuperação e Resiliência vai ser apresentado em Arcos de Valdevez
- Fernanda Pinto Fernandes

- 24 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Esta quarta feira, 25 de outubro, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai estar em
apresentação e debate em Arcos de Valdevez. A sessão terá início às 18h30, no auditório do Posto de Turismo e contará com a presença do Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos.

O responsável explicará a Implementação dos Projetos Financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência na Região e a sua aplicação em novos investimentos para as empresas. Assim, a sessão, direcionada para empresas e empresários da região, pretende esclarecer todas as dúvidas e abrir caminho a aplicações do PRR de forma a impulsionar a economia local e nacional.
Para o presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), Luís Ceia, o PRR “representa o reforço do aumento da competitividade da economia portuguesa, do investimento privado, do desenvolvimento tecnológico e inovação, do emprego e das exportações”, sendo, por isso, “muito importante que a sua aplicação seja também feita nas e para as empresas, e não só no setor público”.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que visa implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa, ao longo da próxima década.
O Conselho Europeu criou o Next Generation EU, um instrumento de mitigação do impacto económico e social da crise, contribuindo para assegurar o crescimento sustentável de longo prazo e responder aos desafios da dupla transição climática e digital. Este instrumento contém o Mecanismo de Recuperação e Resiliência onde se enquadra o PRR, um plano de investimentos para todos os portugueses, assente em três dimensões estruturantes: Resiliência; Transição Climática; Transição Digital.
O PRR está alinhado com os seis pilares relevantes da estratégia europeia 2030:
Transição verde;
Transformação digital;
Crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, incluindo coesão económica, emprego, produtividade, competitividade, investigação, desenvolvimento e inovação, bem como um Mercado Único em bom funcionamento com pequenas e médias empresas (PME) fortes;
Coesão social e territorial;
Saúde e resiliência económica, social e institucional, inclusive com vista ao aumento da capacidade de reação e preparação para crises;
Políticas para a próxima geração, crianças e jovens, incluindo educação e competências.
A 25 de maio de 2023, foi submetida à Comissão Europeia a Atualização do PRR de Portugal, tendo sido aprovado em setembro deste ano o montante de 22,2 mil milhões de euros, que inclui um capítulo REPowerEU.












Comentários