Plataforma de turismo acessível “Tur4All” integra 50 equipamentos e 10 festivais do Alto Minho | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Plataforma de turismo acessível “Tur4All” integra 50 equipamentos e 10 festivais do Alto Minho

São 60 os recursos atualmente integrados na plataforma internacional TUR4All, que disponibiliza informação atual e validada sobre as condições de acessibilidade de hotéis, restaurantes, museus e monumentos, transportes adaptados, entre outros, diagnosticados do ponto de vista da acessibilidade, no âmbito do projeto “Cultura para Todos”.




Centro Ciência Viva dos Arcos com equipamento científico do Padre Himalaya

O projeto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho consistiu na realização de diagnósticos das condições de acessibilidade física e comunicacional a um leque diversificado de equipamentos e festivais/eventos culturais dos dez municípios que integram a CIM Alto Minho, que resultaram na apresentação de relatórios com orientações precisas para a melhoria das condições de acessibilidade. Estes 60 recursos constam agora da plataforma TUR4All, vocacionada para o turismo acessível e traduzida em cinco idiomas.

A plataforma TUR4all, onde podem agora ser consultadas as características de acessibilidade de museus, teatros, cineteatros, bibliotecas, centros de interpretação, eventos como festivais de música, feiras gastronómicas, mostras e instalações artísticas entre outros, tem como objetivo melhorar a experiência turística das pessoas com diversidade funcional, disponibilizando-lhes informações reais sobre as condições de acessibilidade.

A cultura como fator de mediação para a inclusão é uma das prioridades da CIM Alto Minho, como comprova o projeto “Inclusão pela Arte e Cultura no Alto Minho - Cultura para Todos”, promovendo ainda diversas ações de sensibilização e capacitação nos vários concelhos da região.

Cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, o programa visou a integração de pessoas com diversidade funcional e em situação de vulnerabilidade social, envolvendo ainda as associações de apoio social públicas e privadas do território na dinamização de diversas iniciativas.






0 comentário
bottom of page